Tornado atinge cidade do interior do Rio Grande do Sul; veja imagens
Fenômeno atingiu município Júlio de Castilhos. Defesa Civil informou que não foram registrados danos significativos
A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, juntamente a Sala de Situação do Rio Grande do Sul, analisaram dados e imagens e confirmaram a ocorrência de um tornado na cidade de Júlio de Castilhos, no interior do Estado, durante a tarde da segunda-feira (19).
Segundo os meteorologistas, o calor e umidade, na região foram os fatores responsáveis pelas tempestades isoladas no território gaúcho.
De acordo com os especialistas, por conta dessa condição atmosférica houve o desenvolvimento de instabilidades que ocasionaram os temporais isolados e a formação de um tornado no município Júlio de Castilhos.
A Sala de Situação afirma que este tipo de fenômeno é comum quando há um clima de calor e umidade, porém nem sempre é registrado por meio de imagens.
Apesar da intensidade do tornado, as precipitações na região atingida por ele ficaram entre 20 e 35 mm/dia e não foram notificados danos significativos em decorrência do fenômeno.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recomenda às pessoas que evitem permanecer nas proximidades do local onde está acontecendo um tornado, procurando abrigo em área segura.
Contato para emergência
Em caso de emergência ligue 193 ou 190.