CVM abre processo para investigar “notícias e fatos” relacionados à Petrobras
Pagamento de dividendos e possível troca de presidente serão analisados pelo órgão regulador
Samir Mello
A Comissão de Valores Imobiliários (CVM) instaurou nesta quinta-feira (4) um processo administrativo para investigar “notícias, fatos relevantes e comunicados referentes” à Petrobrás. A ação acontece neste momento devido a acontecimentos recentes relacionados à companhia, referentes ao pagamento de dividendos e uma possível troca de presidente.
+Leia mais sobre Brasil no SBT News
As ações ordinárias e preferenciais da empresa operavam em alta de 2% por volta das 11h, depois que começaram a surgir notícias de que a estatal iria distribuir os dividendos extras. A discussão sobre o destino do montante se estende desde março.
Também circularam informações de que Jean-Paul Prates, atual presidente, seria substituído por Aloizio Mercadante, atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Como resultado, a empresa operou com grande volatilidade nesta quinta (4), fechando em queda de 1,41%.
Este é o quarto processo que a CVM abre contra a Petrobrás em 2024, pelo mesmo motivo. A análise dos fatos mencionados acima, muitas vezes, pode ser considerado um trabalho corriqueiro. A evolução da investigação dependerá do desdobramento dos fatos, da interpretação do regulador, entre outros pontos. Não foram informados mais detalhes sobre o assunto.