Publicidade
Brasil

Cruz da primeira missa do Brasil é destaque em celebrações do aniversário de Brasília

Artefato religioso peregrina por cidades do Brasil e marca os 65 anos da capital e os 525 anos da chegada dos portugueses

Imagem da noticia Cruz da primeira missa do Brasil é destaque em celebrações do aniversário de Brasília
A cruz usada na primeira missa no Brasil | Foto: CNBB/Divulgação
Publicidade

A cruz original usada na primeira missa celebrada no Brasil em 1500 chegou nesta segunda-feira (21) a Brasília, no mesmo dia em que a capital federal comemora 65 anos de sua fundação. O artefato religioso está exposto na Catedral de Brasília e foi apresentado aos fiéis durante uma missa solene presidida pelo cardeal Paulo Cezar Costa.

A peça histórica faz parte da programação do evento Brasil com Fé - 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz, primeira aldeia europeia, em Porto Seguro, e peregrina por cidades portuguesas e brasileiras. Segundo os organizadores, trata-se de uma forma de celebrar não apenas a fé cristã, mas também a memória da formação do país.

Durante a celebração, o arcebispo metropolitano de Brasília, cardeal Dom Paulo Cezar Costa, destacou o significado simbólico e cultural da cruz.

“Essa cruz peregrina relembra para nós que, na origem do nosso país, está a experiência da fé. Relembra para nós que a religião está desde a origem do nosso país e que foi fazendo história nesse imenso Brasil, que foi fazendo história na nossa população, na nossa cultura. Então, é um momento bonito, é um momento de celebrar, é um momento de rememorar”, disse Paulo Cezar Costa.

Na terça-feira (22), data que marca a chegada dos portugueses ao Brasil, a cruz será levada à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), às 8h.

Às 9h, haverá uma sessão solene no Congresso Nacional com o lançamento do selo comemorativo dos 525 anos da primeira missa. Às 12h, o cardeal volta a celebrar uma missa na Catedral de Brasília, desta vez com a presença da Frente Parlamentar Católica.

+Brasília comemora 62 anos com agenda cheia de atrações

A cruz está em peregrinação desde 12 de abril, quando saiu da Sé de Braga, em Portugal, igreja mais antiga da Península Ibérica, onde fica exposta permanentemente. Ainda em solo português, passou por Fátima, Cascais, Almada e Lisboa. No Brasil, já visitou cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Depois de Brasília, o itinerário segue por Belém (PA) e Salvador (BA). No dia 26, aniversário da celebração da primeira missa, a cruz estará na Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (BA), onde Frei Henrique de Coimbra presidiu a missa original em 1500. No dia seguinte, o artefato retorna a Portugal.

+"Sentimento de que perdi um pai", diz arcebispo de Brasília sobre morte do papa Francisco

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade