Cristo Redentor terá projeção de flores amarelas em campanha contra abuso sexual infantil
Desde o início do ano, o Disque 100 recebeu mais de 10 mil denúncias de violação sexual contra menores de 18 anos
O Cristo Redentor vai receber uma iluminação especial na noite deste sábado (18) para conscientizar a população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Do início de 2024 até agora, o Disque 100 recebeu mais de 11 mil denúncias de violação sexual contra menores de 18 anos, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A iluminação no Cristo Redentor integra a campanha contra esse tipo de crime e está marcada para iniciar as 19h.
“Serão projetadas, no monumento, as flores amarelas e laranja que são símbolos oficiais do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como frases que são o mote da campanha deste ano”, explica a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Por que dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil?
Em 18 de maio de 2000, o então presidente Fernando Henrique Cardoso instituiu a data no calendário nacional. O dia foi escolhido como uma homenagem a Araceli Cabrera Crespo, que desapareceu em maio de 1973, no Espírito Santo.
Quando o corpo da menina, de 8 anos, foi encontrado, a investigação constatou que ela havia raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada.
Dante Michelini Jr. e Paulo Helal, acusados de cometerem o crime contra a criança, foram absolvidos durante julgamento, apesar de haver testemunhas. Eles eram de famílias influentes e foram protegidos durante a ditadura militar.