Publicidade
Brasil

Cristo Redentor terá projeção de flores amarelas em campanha contra abuso sexual infantil

Desde o início do ano, o Disque 100 recebeu mais de 10 mil denúncias de violação sexual contra menores de 18 anos

Imagem da noticia Cristo Redentor terá projeção de flores amarelas em campanha contra abuso sexual infantil
Iluminação especial vai ser projetada a noite. | Divulgação/Santuário Cristo Redentor
• Atualizado em
Publicidade

O Cristo Redentor vai receber uma iluminação especial na noite deste sábado (18) para conscientizar a população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Do início de 2024 até agora, o Disque 100 recebeu mais de 11 mil denúncias de violação sexual contra menores de 18 anos, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A iluminação no Cristo Redentor integra a campanha contra esse tipo de crime e está marcada para iniciar as 19h.

“Serão projetadas, no monumento, as flores amarelas e laranja que são símbolos oficiais do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como frases que são o mote da campanha deste ano”, explica a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Por que dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil?

Em 18 de maio de 2000, o então presidente Fernando Henrique Cardoso instituiu a data no calendário nacional. O dia foi escolhido como uma homenagem a Araceli Cabrera Crespo, que desapareceu em maio de 1973, no Espírito Santo.

Quando o corpo da menina, de 8 anos, foi encontrado, a investigação constatou que ela havia raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada.

Dante Michelini Jr. e Paulo Helal, acusados de cometerem o crime contra a criança, foram absolvidos durante julgamento, apesar de haver testemunhas. Eles eram de famílias influentes e foram protegidos durante a ditadura militar.

Publicidade

Assuntos relacionados

Abuso sexual
Rio de Janeiro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade