Publicidade
Brasil

CPTM tem mudanças na Linha 11-Coral e fim do 'Serviço 710' nesta semana; entenda

Estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste, vai passar a ser terminal de mais três linhas de trens

Imagem da noticia CPTM tem mudanças na Linha 11-Coral e fim do 'Serviço 710' nesta semana; entenda
Trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) | Rovena Rosa/Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá mudanças em três linhas a partir desta semana. Nesta segunda-feira (25), com o descarrilamento de um trem de manutenção na região da Estação da Luz, a operação assistida da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda, na zona Oeste de São Paulo, acabou antecipada para o horário de pico. A alternativa, entretanto, é provisória.

+ Trem da CPTM descarrila e provoca superlotação na Estação da Luz

Isso porque a empresa já havia confirmado que o ramal – que antes ligava a estação Estudantes, em Mogi das Cruzes (SP), à Luz, na região central da capital paulista – será ampliado até a Barra Funda fora do horário de pico: das 8h às 15h30 e das 20h às 00h. A expectativa é de que após a retirada do veículo que apresentou falha e a normalização da circulação, a Linha 11-Coral passe a funcionar assim todos os dias da semana.

No dia 28 de agosto será a vez de mudanças nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. A CPTM anunciou o fim do 'Serviço 710', que unia os dois ramais em viagens diretas. O encerramento do serviço integrado ocorrerá no mesmo dia em que a concessionária TIC Trens começa a transição para assumir a operação da Linha 7-Rubi. A Linha 10-Turquesa não foi privatizada e continua, até o momento, a ser operada pela CPTM.

A Linha 7-Rubi liga a estação da Luz a Jundiaí, na Região Metropolitana, enquanto a Linha 10-Turquesa conecta Rio Grande da Serra, na Grande São Paulo, à Luz. Com o fim da integração, que promovia viagens sem baldeação entre Rio Grande da Serra e Jundiaí, parando em 31 estações, os trens das duas linhas também terão a estação Palmeiras-Barra Funda como terminal.

Segundo a companhia, para seguir sentido Jundiaí ou Rio Grande da Serra, a partir de quinta-feira (28), os passageiros farão a transferência nas plataformas 5 e 6 da estação Palmeiras-Barra Funda. Para a CPTM, a mudança vai garantir "mais segurança, eficiência operacional e comodidade para os passageiros".

Além das três novas linhas, a estação Palmeiras-Barra Funda já recebe passageiros do Expresso Aeroporto, da Linha 3-Vermelha do Metrô e da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade em suas 10 plataformas. A estação da zona Oeste também se conecta a terminais de ônibus interestaduais e municipais.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade