Brasil

Trabalho, educação e cultura são temas centrais do terceiro dia da COP30 em Belém

Conferência do clima discute iniciativas sobre empregos verdes, capacitação, direitos humanos e integridade da informação

Imagem da noticia Trabalho, educação e cultura são temas centrais do terceiro dia da COP30 em Belém
Evento é sediado em Belém do Pará | Antônio Scorza/COP30
,
• Atualizado em
Publicidade

A programação desta quarta-feira (12) na COP30, em Belém (PA), tem foco em uma transição climática centrada nas pessoas. O terceiro dia da conferência aborda temas como trabalho, educação, cultura, justiça, direitos humanos, integridade da informação e participação dos trabalhadores.

+ COP30: PF identifica mais de mil drones não autorizados e impede 124 sobrevoos irregulares

O dia começou com o lançamento da Iniciativa Global sobre Empregos e Capacitação para a Nova Economia, às 9h, na Zona Azul. O evento apresenta o primeiro relatório e a agenda de ação da iniciativa, voltada à integração de empregos decentes e programas de qualificação em planos nacionais de transição. O objetivo é aproximar governos, empresas e sociedade civil na formulação de políticas econômicas e climáticas.

Também de manhã, o workshop Promoção da Integridade da Informação sobre Mudança do Clima reuniu representantes de diferentes setores para debater estratégias de comunicação baseadas em ciência, políticas de transparência e práticas éticas de divulgação de dados climáticos. Às 10h30, a mesa-redonda “Adaptação Indígena” traz lideranças indígenas, governos e organismos multilaterais para discutir soluções locais de adaptação e novas formas de financiamento direto a comunidades.

O cronograma da tarde prevê os lançamentos do Plano para Acelerar Soluções e da Declaração Ministerial sobre Compras Públicas Sustentáveis. A proposta incentiva que governos usem o poder de compra estatal como instrumento de promoção da transição justa. A partir das 14h30, a Cúpula de Investidores Institucionais tem sessão fechada com investidores e líderes empresariais para alinhar políticas de financiamento às metas de transição climática.

+ Avaliação do governo Lula oscila para baixo após atingir melhor nível do ano, diz Genial/Quaest

A conferência também sedia o Evento de Alto Nível da Iniciativa Global pela Integridade da Informação sobre Mudança do Clima, que apresenta resultados e próximos passos da ação conjunta entre ONU, UNESCO e Governo do Brasil. Às 17h, o painel Narrativas e Contação de Histórias para Enfrentar a Crise Climática discute o papel da arte e da cultura na conscientização ambiental. Estão previstos nomes como Gilberto Gil, Luciano Huck, a ministra da Cultura Margareth Menezes, a ministra alemã Claudia Roth e o líder indígena Davi Kopenawa.

Cúpula do Povos

Movimentos sociais, redes e organizações populares de todo o mundo ser reúnem nesta quarta-feira, a partir das 17h, às margens do Rio Guamá, em Belém (PA), para a abertura da Cúpula dos Povos. Em uma agenda que se estende até o dia 16 de novembro, o encontro deve reunir, na Universidade Federal do Pará, milhares de pessoas com o objetivo de trazer perspectivas sociais e ambientais em encontros paralelos à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Ainda de manhã, embarcações navegarão pelas águas do Rio Guamá até a Baía do Guajará em verdadeiro arrastão de vozes populares por justiça climática, em um encontro de mulheres, jovens, ribeirinhos, pescadores, indígenas, quilombolas, agricultores familiares e toda a diversidade dos povos mundiais que se juntarão ao movimento. A Barqueata da Cúpula será o primeiro ato político de uma extensa programação que se estende até o dia 16 de novembro.

Na pauta, as contradições e denúncias sobre decisões globais incoerentes com as realidades dos territórios. As águas da Amazônia estão trazendo as vozes que o mundo precisa ouvir: as de quem defende a vida, os territórios e o clima”, diz Lider Gongora, membro da Comissão Política da Cúpula dos Povos, ativista equatoriano, delegado dos Povos do Mangue e do Mar (World Forum of Fisher Peoples – WFFP).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade