COP30: Lula se reúne com líderes mundiais em parque no coração de Belém
Segundo ministro, presidente já fez cerca de 70 reuniões diretas com chefes de Estado em busca de financiamentos e acordos antes da Cúpula da COP

Soane Guerreiro, enviada especial a Belém
O presidente Lula (PT) se reúne ao longo desta quarta-feira (5) com vários líderes de países em preparação para a Cúpula do Clima de Belém, que antecede a abertura da COP.
Lula escolheu um local estratégico: o Museu Paraense Emílio Goeldi, um parque zoobotânico que reúne a exuberância da fauna e flora amazônica, no centro de Belém.
O presidente quer aproximar os líderes da realidade amazônica, atrás de investimentos e acordos de compromisso para preservação das florestas.
O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, acompanha as agendas e disse que a iniciativa de Lula tem o objetivo de "chamar a atenção dos chefes de estado para os problemas, os graves problemas que afligem o nosso planeta com relação à mudança climática e todos os acidentes climáticos ocorridos".
Na agenda oficial constam nove reuniões bilaterais. Uma delas, com o vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado da República Popular da China, e outra com a presidente da Comissão Europeia. Na manhã desta quarta, Lula também se reuniu com representantes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Os eventos antecedem a Cúpula dos Líderes, que acontece na quinta e sexta-feira (6 e 7), como preparativos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que começa na próxima segunda-feira (10), em Belém (PA), capital oficial do Brasil.
O chanceler Mauro Vieira também comentou sobre a ausência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, não haverá prejuízos para a interlocução com o país.
"Já temos informação de que o presidente dos Estados Unidos não virá, mas a delegação americana terá papel importante a desempenhar, como, evidentemente, em todos os fóruns".
+ Ministro do Turismo garante que Belém já está preparada para receber COP30











