COP30: Lula se reúne com líderes mundiais em parque no coração de Belém
Segundo ministro, presidente já fez cerca de 70 reuniões diretas com chefes de Estado em busca de financiamentos e acordos antes da Cúpula da COP
Soane Guerreiro, enviada especial a Belém
05/11/2025, 19:21 • Atualizado em 06/11/2025, 02:31
compartilhar
O presidente Lula (PT) se reúne ao longo desta quarta-feira (5) com vários líderes de países em preparação para a Cúpula do Clima de Belém, que antecede a abertura da COP.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
Lula escolheu um local estratégico: o Museu Paraense Emílio Goeldi, um parque zoobotânico que reúne a exuberância da fauna e flora amazônica, no centro de Belém.
O presidente quer aproximar os líderes da realidade amazônica, atrás de investimentos e acordos de compromisso para preservação das florestas.
O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, acompanha as agendas e disse que a iniciativa de Lula tem o objetivo de "chamar a atenção dos chefes de estado para os problemas, os graves problemas que afligem o nosso planeta com relação à mudança climática e todos os acidentes climáticos ocorridos".
Na agenda oficial constam nove reuniões bilaterais. Uma delas, com o vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado da República Popular da China, e outra com a presidente da Comissão Europeia. Na manhã desta quarta, Lula também se reuniu com representantes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Os eventos antecedem a Cúpula dos Líderes, que acontece na quinta e sexta-feira (6 e 7), como preparativos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que começa na próxima segunda-feira (10), em Belém (PA), capital oficial do Brasil.
O chanceler Mauro Vieira também comentou sobre a ausência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, não haverá prejuízos para a interlocução com o país.
"Já temos informação de que o presidente dos Estados Unidos não virá, mas a delegação americana terá papel importante a desempenhar, como, evidentemente, em todos os fóruns".
Reunião bilateral com o primeiro-ministro de Papua-Nova Guiné, James Marape | Ricardo Stuckert/PR
Visita ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) de Ilha Grande | Ricardo Stuckert/PR
COP30: Lula se reúne com líderes mundiais em parque no coração de Belém Segundo ministro, presidente já fez cerca de 70 reuniões diretas com chefes de Estado em busca de financiamentos e acordos antes da Cúpula da COPBrasil2025-11-05T19:21:25.940ZO presidente Lula (PT) se reúne ao longo desta quarta-feira (5) com vários líderes de países em preparação para a Cúpula do Clima de Belém, que antecede a abertura da COP. Lula escolheu um local estratégico: o Museu Paraense Emílio Goeldi, um parque zoobotânico que reúne a exuberância da fauna e flora amazônica, no centro de Belém. O presidente quer aproximar os líderes da realidade amazônica, atrás de investimentos e acordos de compromisso para preservação das florestas. O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, acompanha as agendas e disse que a iniciativa de Lula tem o objetivo de "chamar a atenção dos chefes de estado para os problemas, os graves problemas que afligem o nosso planeta com relação à mudança climática e todos os acidentes climáticos ocorridos". Na agenda oficial constam nove reuniões bilaterais. Uma delas, com o vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado da República Popular da China, e outra com a presidente da Comissão Europeia. Na manhã desta quarta, Lula também se reuniu com representantes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Os eventos antecedem a Cúpula dos Líderes, que acontece na quinta e sexta-feira (6 e 7), como preparativos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que começa na próxima segunda-feira (10), em Belém (PA), capital oficial do Brasil. O chanceler Mauro Vieira também comentou sobre a ausência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ele, não haverá prejuízos para a interlocução com o país. "Já temos informação de que o presidente dos Estados Unidos não virá, mas a delegação americana terá papel importante a desempenhar, como, evidentemente, em todos os fóruns". São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/brasil/cop-30-lula-se-reune-com-lideres-mundiais-em-parque-no-coracao-de-belem
ANP vê queda nos preços de combustíveis após acordo EUA-Irã
Os futuros do Brent, referência para o mercado de petróleo, operam nesta quarta perto de US$ 73/barril, no menor nível desde a véspera do início da guerra