Companhias aéreas seguem com voos cancelados em Porto Alegre; aeroporto continua fechado por tempo indeterminado
Nível do Guaíba já passa de 5 metros; operações no terminal Salgado Filho continuam paralisadas
As companhias aéreas Azul, Gol e Latam anunciaram que voos a Porto Alegre seguem cancelados. Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, "está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas, de acordo com a concessionária Fraport", que administra o terminal. "Não há previsão de retomada", segundo o comunicado.
+ Rio Guaíba sobe para 5,3 metros e Porto Alegre pode sofrer 'inundação severa'
"As associadas Abear cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha", continua a nota.
Aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo ainda funcionam, "mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas do estado".
Na manhã desta segunda-feira (6), a prefeitura da capital gaúcha informou que o nível das águas já ultrapassou os cinco metros (5,29 metros). A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu novo alerta de "inundação severa" na noite de sábado (4), colocando em aviso de inundação parte da cidade de Porto Alegre, onde se localiza o aeroporto.
Águas superaram recorde: em 1941, nível do Guaíba chegou a 4,75 metros. À época, 70 mil pessoas ficaram desabrigadas.
Veja orientações a passageiros
Azul — Caso o voo seja um dos afetados da lista da empresa, será ofertada a remarcação sem multas e diferença tarifária via plataforma da empresa;
Gol — Até 31 de maio, clientes podem remarcar voos chegando ou partindo da capital gaúcha, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santo Ângelo e em Santa Catarina no aeroporto de Chapecó, com a possibilidade de deixar o valor da passagem em crédito. Mudanças são solicitadas via site oficial;
Latam — Oferece para quem tem voos até o próximo domingo (12) alterações sem multa ou diferença tarifária e a possibilidade de reembolso. Mudanças são solicitadas via site oficial.
Veja mais do RS
+ Chega a 83 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul
+ Governo de SP começa arrecadação para vítimas do RS; saiba onde e como doar
+ Lula, Lira e Pacheco afirmam que não haverá burocracia para reconstruir o Rio Grande do Sul