Rio Guaíba sobe para 5,3 metros e Porto Alegre pode sofrer 'inundação severa'
Defesa Civil afirma que "quem mora em áreas mais baixas deve buscar abrigo em locais seguros"
Na manhã deste domingo (5), o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IDH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), informou que o rio Guaíba voltou a subir.
Segundo a medição feita às 7h, o nível das águas alcançou 5,30 metros de altura, contra os 5,25 m registrados às 22h de sábado (4).
Alerta de risco de enchente iminente
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta de "inundação severa" na noite de sábado (4) colocando em aviso de inundação parte da cidade de Porto Alegre devido à cheia histórica do Lago Guaíba, que subiu mais de cinco metros ontem, maior nível já registrado.
O mapa divulgado pela Defesa Civil mostra as áreas com risco de inundação.
“A mancha em vermelho representa prováveis áreas de risco sob influência da atual elevação do Guaíba. Nem todos os locais cobertos pela mancha serão atingidos da mesma forma. É preciso considerar a altura do terreno. Áreas mais altas não serão afetadas com a mesma intensidade do que as mais baixas. Quem mora em áreas mais baixas deve buscar abrigo em locais seguros, longe da zona vermelha do mapa”, informou a autoridade gaúcha.
O balanço recente da Defesa Civil Nacional mostra que 72 pessoas morreram, 6 estão sob investigação, 150 ficaram feridas e 103 estão desaparecidas. Mais de 670 mil pessoas foram afetadas.
Leia também