Publicidade
Brasil

Começa neste sábado (1) mutirão para negociação de dívidas bancárias; veja como funciona

Iniciativa da Febraban reúne 160 instituições que negociarão dívidas em condições mais vantajosas do que as realizadas normalmente nas agências

Imagem da noticia Começa neste sábado (1) mutirão para negociação de dívidas bancárias; veja como funciona
Mutirão para renegociar dívidas começa neste sábado (1) | Rovena Rosa/Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que congrega a maioria das instituições bancárias do país, inicia a partir deste sábado (1) uma Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, no qual as 160 instituições participantes negociarão dívidas em condições mais vantajosas do que as realizadas normalmente nas agências.

+ Governo publica MP que libera recursos do saque-aniversário do FGTS

O participante pode negociar diretamente com as instituições ou através da plataforma Consumidor.gov.br. Durante o mutirão, que ocorre nos meses de março e novembro desde 2019, são oferecidas condições melhores de parcelamento, descontos e melhores condições de refinanciamento, em dívidas com cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros empréstimos com bancos e instituições financeiras.

A ação dura todo o mês de março e faz parte do Mês do Consumidor. São parceiros a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), os Procons estaduais.

Com a ferramenta Registrato, o Banco Central também colabora com o evento. Cada consumidor pode consultar suas dívidas no sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas perante as instituições financeiras. Para acessar o sistema é preciso ter uma conta no Gov.br, canal de serviços digitais do governo federal.

Na última edição, em novembro de 2024, foram renegociados 1,75 milhão de contratos e desde 2019, foram 33 milhões. Informações sobre os canais de negociação e um passo a passo para participar estão no site Meu Bolso em Dia, que faz parte da campanha.

Também há a possibilidade de negociar com a Serasa, parceira da campanha com o Feirão Limpa Nome, e nas agências dos Correios, que permitem atendimento físico da visualização de dívidas até a pacto dos novos acordos.

Para facilitar a vida do consumidor, são oferecidos diferentes canais de negociação. Vale lembrar que, em todos eles, as condições oferecidas pelas instituições financeiras serão as mesmas. Por isso, a primeira dica é procurar, primeiramente, o seu banco e financeira e informar seu desejo de negociação pelo Mutirão. Confira, também, outros canais.

Por onde começar?

A orientação do mutirão é que o consumidor:

  • Entre em contato com o banco ou a financeira usando os canais oficiais disponibilizados pela instituição;
  • Informe que deseja renegociar pelo Mutirão da Febraban;
  • Informe a dívida que deseja quitar;
  • Pergunte quais são as condições (descontos e prazos) oferecidas;
  • Se concordar com o que foi proposto, peça para assinar o acordo de negociação.
Publicidade

Assuntos relacionados

Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade