Onda de calor: com 35,1ºC, São Paulo registra o dia mais quente de 2024
Temperatura chegou a 35,1°C no Mirante de Santana; tempo seguirá seco e ensolarado
A cidade de São Paulo registrou a temperatura mais alta de 2024. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 15h de terça-feira (24), os termômetros marcaram 35,1ºC no Mirante de Santana, zona norte, superando o registro de 26 de março, quando as temperaturas chegaram a 34,7ºC na capital paulista.
A marca acontece em meio a chegada da sétima onda de calor no Brasil. A Defesa Civil mantém toda a cidade em alerta para altas temperaturas, bem como em atenção para baixa umidade do ar. Isso porque as condições meteorológicas dificultam a dispersão de poluentes e favorecem as queimadas, o que prejudica a qualidade do ar.
“A recomendação é manter-se bem hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos através de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, além de evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 17 horas”, disse a prefeitura.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas (CGE), o tempo deve seguir seco com temperaturas elevadas. Para esta quarta-feira (25), a previsão é que os termômetros variem entre mínimas de 19°C e máximas que podem superar os 35°C. À tarde, os índices de umidade devem atingir valores críticos, abaixo dos 30%.
+ Crianças enfrentam 5 vezes mais dias de calor extremo; entenda
Na quinta-feira (26) o tempo segue seco e ensolarado, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as máximas podem superar os 35°C. A Defesa Civil alerta novamente para a baixa umidade do ar, que deve atingir valores próximos aos 20% nas horas mais quentes do dia.