Cidades do Vale do Taquari (RS) sofrem com os impactos da segunda enchente
Cruzeiro do Sul foi praticamente apagada do mapa pela força da enchente catastrófica que atingiu o estado
Cidades do Vale do Rio Taquari, arrasadas pelas enxurradas, começam a se mobilizar para a reconstrução. Em Cruzeiro do Sul, a situação não é diferente: centenas de casas foram destruídas pela força da água.
A cidade gaúcha foi praticamente apagada do mapa pela força da enchente catastrófica que atingiu o estado. Em alguns imóveis, o nível da água chegou até o teto. Ao SBT, Bira conta que a casa ficou totalmente alagada pela segunda vez. "A água foi para cima de todas as casas, mais de um metro em cima das casas todas”, conta o morador.
A ponte que liga Arroio do Meio a Lajeado foi levada pela água. Só é possível atravessar o Taquari de barco ou por uma passarela flutuante construída pelo Exército, o que é uma dificuldade diária para quem precisa se deslocar entre as duas cidades.
"Agora não tem muita gente, mas de manhã é inviável. Muita gente trabalha em Lajeado e muita gente de Lajeado trabalha em Arroio do Meio. Tem lama, tem barro, como a pessoa vai chegar no ambiente de trabalho?”, desabafa um dos moradores, que costuma transitar pela região.
Do outro lado do Rio Taquari, em Lajeado, o bairro Morro Vinte e Cinco foi completamente destruído e a lama tomou conta. John e a família perderam tudo. "Eu morava lá com a minha família. Agora, não tem mais nada", desabafa.