Chuvas no RS: Para 68% governo de Eduardo Leite tem muita responsabilidade na tragédia, diz Quaest
Maioria avalia os trabalhos efetuados pelos governos federal, estadual e da prefeitura de Porto Alegre como positivos
Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9), brasileiros avaliam como positiva a atuação dos governos federal (53%), estadual (54%) e da prefeitura de Porto Alegre (59%) nas ações de enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul. Entretanto, 68% dizem que o governo de Eduardo Leite (PSDB) tem muita responsabilidade na tragédia.
+Os temporais no estado já deixaram 107 mortos e afetaram mais de 1,47 milhão de pessoas
Os que classificaram as operações negativamente são: 23% em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 13% consideram que Sebastião Melo (MDB), prefeito da capital, não tem agido de forma positiva. Ainda, 59% acreditam que Brasília tem muita responsabilidade no que está ocorrendo na região.
Levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais (p.p.) e ouviu 2.045 pessoas em 120 municípios entre 2 e 6 de maio.
A maioria dos entrevistados (70%) também disse acreditar que a tragédia poderia ter sido evitada com obras e investimentos em infraestrutura. Apenas 30% acreditam que inundações seriam inevitáveis, e dispensaria alguma ação preventiva. Segundo a pesquisa, 96% avaliam que a intensidade de fenômenos naturais tem aumentado. Somente 4% discordam dessa visão.
+Quaest: 64% avaliam que tragédia no Rio Grande do Sul é fruto de mudanças climáticas