Publicidade
Brasil

Chuva no Grande Recife tem ruas alagadas, morte por choque e alerta máximo

Aulas presenciais em escolas e creches da rede municipal da capital pernambucana foram suspensas

Imagem da noticia Chuva no Grande Recife tem ruas alagadas, morte por choque e alerta máximo
Chuva no Grande Recife | Reprodução/Redes sociais
Publicidade

A forte chuva que atinge o Grande Recife na manhã desta quarta-feira (5) deixou ruas alagadas, provocou deslizamento de barreira e causou a morte de um homem, vítima de um choque elétrico no bairro da Boa Vista, na capital pernambucana.

Segundo o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), uma equipe foi acionada às 8h54 para o atendimento do homem, na rua Dom Bosco. O óbito foi constatado ainda no local.

+ Bebê de 2 meses é resgatado de enchente em São Paulo; veja vídeo

A Prefeitura do Recife emitiu, às 10h20 desta quarta, um alerta máximo para as chuvas, pedindo para que os moradores permaneçam em casa, exceto em casos de risco de deslizamento, inundação ou desabamento. O estado de alerta máximo significa que "a grande quantidade de ocorrências na cidade em virtude de condições meteorológicas extremas apresenta risco máximo à população e exigem a instalação de uma força-tarefa ampla para restabelecer urgentemente a normalidade".

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu alerta vermelho – que significa "grande perigo" – para parte do estado de Pernambuco. Há possibilidade de chuva superior a 100 mm por dia e ventos superiores a 100 km por hora, com "grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário". A lista completa de municípios afetados pode ser conferida no site do Inmet.

Acumulado de chuva

Em 12 horas, foram registrados, segundo dados coletados pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) na estação da Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, região central do Recife, 120,54 mm de chuva.

Segundo a Apac, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, o Rio Duas Unas atingiu a cota de alerta. "O município deve permanecer em atenção com a possibilidade de inundação", afirmou a agência às 10h.

Aulas suspensas

As aulas presenciais em escolas e creches da rede municipal do Recife foram suspensas. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas no Campus Recife.

A recomendação da prefeitura é que escolas e faculdades particulares, estaduais e federais adotem a mesma medida.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade