Publicidade
Brasil

Chuva de meteoros é registrada durante a madrugada no Rio Grande do Sul

Observatório espacial diz que a taxa foi de, em média, 12 fragmentos por hora

Imagem da noticia Chuva de meteoros é registrada durante a madrugada no Rio Grande do Sul
Auge do fenômeno aconteceu nesta madrugada (22) | Divulgação Observatório Heller & Jung
Publicidade

Uma chuva de meteoros foi registrada entre a noite de segunda-feira (21) e a madrugada desta terça-feira (22) no Rio Grande do Sul. As imagens do espetáculo astronômico foram captadas pelas câmeras do observatório espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

+ Funeral do Papa Francisco acontecerá no sábado (26), diz Vaticano

O fenômeno aconteceu após a Terra passar por detritos deixados pelo cometa C/1861 G1 Thatcher, segundo o professor e diretor do observatório, Carlos Fernando Jung. Os meteoros foram classificados como Líridas, que se caracterizam por serem rápidos e brilhantes e levam este nome por acontecer próximo à constelação de Lyra.

"Apesar de na madrugada ter tido muita umidade e neblina foi possível registrar inúmeros meteoros por hora", diz o diretor em uma postagem nas redes sociais.

+ Rebeca Andrade é premiada no 'Oscar' dos esportes

De acordo com informações do observatório, a taxa foi de, em média, 12 meteoros por hora. O diretor afirma que foram usadas 20 câmeras para registrar o evento. Em imagem divulgada, é possível ver vários meteoros sobrepostos. Confira:

O auge da chuva de meteoros Líridas foi atingido nesta madrugada, mas o fenômeno segue visível até o dia 30 de abril. Desde a semana passada, foi possível observar a olho nu o espetáculo no céu de diferentes regiões do Brasil. Nas redes sociais, algumas pessoas divulgaram a experiência nos últimos dias:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade