Celular Seguro agora consegue bloquear aparelhos que não têm o aplicativo instalado
Ministério da Justiça afirma que o serviço permite bloquear aparelho, linha e apps bancários em caso de furto e roubo; processo pode ser feito em outro celular
Celular Seguro | Tânia Rêgo/Agência Brasil
Gabriela Vieira
O Ministério da Justiça anunciou nesta quinta-feira (11) que o aplicativo Celular Seguro agora consegue bloquear qualquer aparelho eletrônico furtado ou roubado, mesmo sem estar cadastrado no programa.
Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.
“Com isso, ele vai poder bloquear a linha telefônica, os aplicativos financeiros, o IMEI do aparelho ou cadastrar no modo recuperação", disse o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Neto.
Agora, o cidadão que for vítima de furto ou roubo, ou extraviar o aparelho, poderá fazer o registro, em até 15 dias, indicando a data e o horário do ocorrido, assim como a linha telefônica utilizada no celular, por meio de qualquer outro aparelho. Dessa forma, não é necessário inserir o IMEI do aparelho.
O Celular Seguro foi criado em 2023 pelo ministério, como uma forma de agilizar o bloqueio de aparelhos, reduzindo o número de golpes digitais e de prejuízos financeiros.
O usuário pode solicitar:
o bloqueio do aparelho;
o bloqueio da linha telefônica;
o bloqueio de contas e aplicativos bancários vinculados ao dispositivo.
Como se cadastrar:
Baixe o aplicativo do Celular Seguro
Faça o login com a conta Gov.br
Clique em "Registrar telefone"
Selecione "Cadastrar telefone"
Insira os dados do celular (número, operadora, marca)