Ceia de Natal: veja dicas da Anvisa para compra e preparo da refeição
Agência sanitária chamou atenção para sinalização de alto teor de sal, açúcar e gordura em nova rotulagem
O consumo de alimentos vem aumentando em meio à chegada das festas de fim de ano. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é importante ficar de olho na rotulagem nutricional dos produtos, que, desde outubro, conta com alertas quando há altos teores de açúcares adicionados, gordura saturada e sódio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao fazer as compras, o consumidor também deve verificar se os produtos estão dentro da validade e conservados nas temperaturas e condições adequadas, sem como rasgos, furos e superfícies amassadas. Em casa, o armazenamento dos produtos deve ser feito conforme as orientações do fabricante, presentes no rótulo.
Em relação à organização na cozinha, o primeiro passo deve ser lavar bem as mãos antes de iniciar a preparação dos alimentos. Posteriormente, é importante higienizar os equipamentos, as bancadas, as superfícies e os utensílios que serão utilizados, como facas e tábuas para corte, impedindo que micróbios contaminem os alimentos.
“Uma boa forma de limpar equipamentos e utensílios em casa é usar água e sabão em abundância. Se for necessário desinfetá-los, pode-se aplicar uma solução preparada com água sanitária, que deve ser diluída conforme as orientações do rótulo”, explica a Anvisa.
Alguns alimentos precisam ser higienizados antes do preparo. Frutas e verduras, por exemplo, carregam micróbios do seu ambiente natural. Por isso, é importante lavar esses alimentos em água corrente para retirar as sujeiras visíveis, como terra e insetos. Feito isso, deixe-os de molho em uma solução própria para sanitização e enxágue-os.
O cozimento dos alimentos é um ponto importante para garantir a segurança sanitária. A comida deve atingir uma temperatura que seja suficiente para matar os micróbios mais perigosos. Por isso, recomenda-se cozinhar bem as carnes, tomando cuidado para que as partes internas não fiquem cruas (vermelhas). Os sucos dessas carnes devem ser claros e não rosados.
Ceia pronta?
Depois de preparar a ceia, atenção à temperatura e ao tempo para servir os quitutes. Os micróbios se multiplicam rapidamente em temperatura ambiente. Alimentos quentes devem ser mantidos, até a hora de servir, em temperatura alta (acima de 60º C) e alimentos frios, em temperaturas mais baixas (abaixo de 5º C). Procure diminuir ao máximo o tempo entre o preparo e o consumo dos alimentos.
Conservação
Os alimentos preparados e servidos quentes devem ser consumidos logo após o preparo. Quando forem guardados, os alimentos devem permanecer na geladeira, com temperatura abaixo de 5ºC. O prazo máximo de consumo do alimento preparado e guardado sob refrigeração deve ser de cinco dias.
+ Noite de Natal pode ser de chuva em grande parte do país
Não é recomendado que os alimentos sejam descongelados à temperatura ambiente, já que os micróbios se multiplicam muito rapidamente. O descongelamento deve ser realizado em condições de refrigeração, em temperatura inferior a 5º C, ou em forno de micro-ondas, quando o alimento for submetido imediatamente ao cozimento.