Cavalo Caramelo: Lula diz que foi "dormir inquieto com a imagem” e comemora resgate
Animal é tido como símbolo do Rio Grande do Sul; primeira-dama já havia anunciado salvamento nas redes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta quinta-feira (9), em coletiva que anunciou medidas para amparar a tragédia climática no Rio Grande do Sul, o resgate do cavalo "Caramelo". O animal estava preso no telhado de uma casa há pelo menos quatro dias e foi resgatado na tarde desta quinta. “Fui dormir inquieto com a imagem”, disse Lula.
+Cavalo Caramelo é resgatado de telhado no Rio Grande do Sul; veja imagens
"Fico imaginando se aquele cavalo pensasse, como a gente imagina que são os pensamentos, o que aquele cavalo estava pensando, sozinho", especulou o petista. Em 2002, um projeto de lei definiu os equídeos como símbolo do estado devido à imagem característica do gaúcho nos pampas, montado e tocando o gado.
O cavalo, batizado de Caramelo, viralizou na internet e mobilizou brasileiros. Nesta manhã (9), a primeira-dama Janja já havia informado que o Corpo de Bombeiros local iria resgatar o animal, que pode pesar cerca de 400 quilos. Por volta das 11h, o cavalo foi imobilizado, sedado pelos veterinários, e, depois, colocado em um bote do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que está no local ajudando as vítimas.
Lula comemorou a notícia anunciada pela esposa. "Espero que ninguém monte aquele cavalo durante um bom tempo, porque ele merece um bom descanso".