Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2026
Escola comemora 4ª título no Grupo Especial, com enredo que homenageia Mestre Ciça, um dos nomes mais emblemáticos do carnaval carioca

Vicklin Moraes
A escola Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2026. O título foi confirmado na tarde desta quarta-feira (18), durante a apuração das notas do Grupo Especial, realizada na Cidade do Samba, na zona portuária da capital fluminense.
O primeiro quesito a ser lido foi Comissão de Frente. Em seguida, vieram as notas de Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Alegorias e Adereços, Harmonia, Fantasia, Enredo, Evolução e, por fim, Samba-enredo — definido previamente como critério de desempate entre as escolas do Grupo Especial.
Com o enredo “Pra Cima, Ciça”, a escola prestou homenagem ao mestre de bateria Mestre Ciça, um dos nomes mais emblemáticos do carnaval carioca.

O desfile celebrou sua trajetória como uma das grandes potências do samba no Rio de Janeiro, desde o início na Estácio de Sá, passando por agremiações como União da Ilha, Grande Rio e Unidos da Tijuca, até os títulos mais recentes conquistados pela vermelho e branco de Niterói.
O desfile também contou com a presença da atriz Juliana Paes, que retornou ao posto de rainha de bateria após 18 anos.
A escola conquistou seu quarto título no Grupo Especial. O último havia sido em 2024, com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, que abordou o culto ao vodum serpente.

Punições
As escolas Acadêmicos de Niterói e Portela sofreram penalidades por problemas na dispersão. Ambas foram multadas, mas não perderam pontos na classificação final.
Viradouro, Beija-Flor e Grande Rio também foram punidas com multa por excesso de camisetas.
A Imperatriz Leopoldinense entrou com recurso na Liesa alegando que teve o quesito Evolução prejudicado por problemas na dispersão, devido a três carros alegóricos da Acadêmicos de Niterói que permaneceram parados no local. A decisão sobre o pedido ainda será anunciada.
Escola rebaixada
A Acadêmicos de Niterói terminou na última colocação e foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro na apuração desta quarta-feira (18). A agremiação havia conquistado o acesso após vencer a Série Ouro no último ano.
Com o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, a escola contou a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir da simbologia do mulungu — árvore associada à cidade de Garanhuns, onde o petista nasceu.
Veja as notas das escolas do Grupo Especial no Rio de Janeiro
- Unidos do Viradouro - 270.0
- Beija-Flor de Nilópolis - 269.9
- Unidos de Vila Isabel - 269.9
- Acadêmicos do Salgueiro - 269.7
- Imperatriz Leopoldinense - 269.4
- Estação Primeira de Mangueira - 269.2
- Unidos da Tijuca - 268.7
- Acadêmicos do Grande Rio - 268.7
- Paraíso do Tuiuti - 268.5
- Portela - 267.9
- Mocidade Independente de Padre Miguel - 267.4
- Acadêmicos de Niterói - 264.6









