Campanha comemora 20 anos da campanha de visibilidade trans no Brasil
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania pretende divulgar estudos sobre o tema
Há duas décadas, a campanha Travesti e Respeito lançada pelo Ministério da Saúde (MS) se tornava um marco no combate à transfobia no país e a luta pelos direitos da população trans. Celebrando o feito, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) iniciou, nesta semana, a ação Os 20 anos da visibilidade trans no Brasil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Agora, o MDHC aponta avanços conquistados e lembra a luta e desafios que a população trans enfrenta até os dias de hoje. Por meio das redes sociais da pasta, as palavras orgulho, existência e resistência são destacadas nas peças digitais informativas, com o objetivo educativo de esclarecer os seguintes temas:
- O que é uma pessoa trans?
- Como funciona o processo transexualizador?
- Quais são os tipos de violações mais sofridas pela população trans?
- No que avançamos?
- E quais são os desafios?
Além disso, o Ministério vai divulgar novos estudos relacionados ao público trans e eventos presenciais onde haverá o encontro de gestores trans e vítimas de preconceito que vão proporcionar visibilidade à causa.
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, vai participar da sessão solene comemorativa da data na Câmara dos Deputados.
No próximo domingo (28), às 13h, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, será realizada a Primeira Marcha Nacional pela Visibilidade Trans, organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e pelo Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat).
No mesmo dia, em São Paulo, a oitava edição da Caminhada Trans terá o tema Pelo Direito de Sobreviver, Existir e Resistir, coordenada pela organização não governamental (ONG) Projeto Séforas.
A concentração será às 14h, no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. A caminhada seguirá pela rua Augusta, passará pelo Teatro Municipal e chegará à região do Largo do Arouche.
29 de janeiro de 2004
Na data, o Ministério da Saúde mobilizou o Congresso Nacional com a campanha Travesti e Respeito, que contou com os principais líderes do movimento. Além da luta pelos direitos da população trans, foram discutidas as infecções sexualmente transmissíveis e a aids.