Cacau Show compra Playcenter: relembre a trajetória e curiosidades de parque icônico em SP
Parque de diversões chegou a fechar diariamente às 2h da madrugada e foi visitado por mais de 60 milhões de pessoas
Inaugurado há mais de 50 anos, em 27 de julho de 1973, na Marginal Tietê, zona norte da capital paulista, o Playcenter foi comprado nesta terça-feira (20) pela Cacau Show.
Um dos parques de diversões mais conhecidos do país fechou suas portas em 2012, e ao longo de quase quatro décadas de história, recebeu mais de 60 milhões de visitantes.
"Playcenter - O lugar onde tudo acontecia"
A história do Playcenter começou em 1971, quando Marcelo Gutglas, fundador do parque, trouxe ao Brasil os jogos "Fliperama". Depois disso, ele inaugurou um espaço próximo ao Ibirapuera, com brinquedos como tobogã, que, segundo a administração do Playcenter, fizeram bastante sucesso e incentivaram a inauguração de sua sede na Barra Funda, onde permaneceu por 39 anos.
Segundo o jornalista Maurício Nunes, em seu livro "Playcenter - O lugar onde tudo acontecia", no ano de sua inauguração, o parque funcionava até às 2h da madrugada e chegou a receber um público de 40 mil pessoas por dia. Havia também uma unidade móvel do parque, na Praia do Gonzaga, em Santos, para divulgação do espaço em São Paulo.
Ainda de acordo com o livro, no decorrer de sua existência, o parque chegou a reproduzir um Museu de Cera, inspirado no Grevin e Madame Tussaud; Festival da Criança que, em parceria com a Secretaria de Segurança, tirava RG das crianças; apresentação do King Kong original, vindo diretamente dos Estados Unidos e a tradicional Noite do Terror, que teve sua última edição com recorde de público.
Outra atração bastante conhecida do Playcenter era sua Roda-Gigante, que operou até o final da década de 90 no parque, quando foi vendida para o Hopi Hari.
Outros dois brinquedos que ainda estão disponíveis em outro espaço de entretenimento são o Frog Hopper, um elevador destinado para o público infantil e o Fire Chief, um caminhão vermelho que vai se deslocando no ar. Ambos estão na Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo.
Umas atrações mais inusitadas do parque foi a Boneca Eva. Segundo Maurício, ela foi construída com acrílico, fibra de vidro e espuma e era uma reprodução do corpo humano, com todos os órgãos internos. Dessa forma, os visitantes podiam caminhar dentro da boneca e visualizar todas as partes de seu corpo. "Um outro detalhe chamava a atenção: ela ficava grávida", diz o livro.
Não pode ficar de fora da lista a Colossus, famosa montanha russa do Playcenter, que chegou a ser considerada a maior do país.
Hoje, o terreno que abrigava o Playcenter, uma área de 15 mil m2, conta com prédios comerciais e residenciais.