Brasil tem maior seca da história com 70% das cidades afetadas
Problema provoca reflexos nos recursos hídricos do país. Vinhedo, no interior paulista, adota rodízio no abastecimento de água
O Brasil enfrenta uma das piores secas da história. Cerca de 70% das cidades do país foram afetadas em agosto, sendo que em mais de 200 municípios a seca foi considerada extrema. A situação ainda deve piorar neste mês de setembro, sobretudo nos estados de Mato Grosso e Goiás, segundo projeções do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Ana Paula Cunha, pesquisadora do Cemaden, explica que o país nunca viu uma seca tão extensa, ou seja, espalhada por tantas regiões do país. A duração significativa também provoca reflexos nos recursos hídricos. Uma das principais represas que abastece Vinhedo, no interior de São Paulo, opera com apenas 33% da capacidade. Para evitar uma crise no abastecimento de água, o município implementou um racionamento de água desde maio deste ano. A cidade foi dividida em três setores, cada setor recebe água em dias alternados, o que tem sido um desafio para moradores e comerciantes.
+ Cinco estados e o Distrito Federal têm clima seco como o Saara nesta quarta
+ Calor e ar seco podem afetar seu bichinho; veja dicas para cuidar de cachorros e gatos
Na última semana, um salão de beleza da cidade ficou sem água nos lavatórios, o que pegou clientes e funcionários de surpresa. "Muitas clientes estavam com processos químicos no cabelo e precisavam lavar", contou Samuel Marques Sanches, gerente do salão, que saiu às pressas para comprar galões de água.
O diretor da Estação de Tratamento de Água de Vinhedo, Gabriel Carvalho, explicou que o consumo de água na cidade aumentou em até 30% nos últimos meses, o que, sem a contribuição de chuvas, tornaria insustentável a manutenção do sistema de abastecimento. Por isso, uma nova represa foi construída recentemente para manter a situação controlada até o fim do ano, quando as chuvas devem retornar com maior intensidade.
A estiagem baixou o nível de vários rios importantes na região norte do país. Cerca de 80 mil famílias foram afetadas no Amazonas, estado que já declarou emergência por causa da seca. Em Brasília, a população não vê chuva há mais de 130 dias, enquanto em Belo Horizonte, não chove há quase cinco meses. Mais de 350 cidades mineiras estão com alerta para tempo tão seco quanto o registrado no deserto do Saara.