Jovem resgatado após 5 dias desaparecido no Pico Paraná recebe alta médica
Roberto Farias, de 19 anos, sobreviveu perdido na mata após passar o Réveillon em trilha, e deve seguir recuperação em casa
Antonio Souza
SBT Brasil
Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, que foi encontrado vivo após cinco dias desaparecido no Pico Paraná, no litoral do estado, recebeu alta médica nesta terça-feira (6). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA-PR).
Segundo a secretaria, ele respondeu bem ao tratamento oferecido e agora vai continuar a recuperação em casa.
Roberto é bombeiro civil e passou o Réveillon na trilha acompanhado da amiga Thayane Smith. No caminho de volta ao acampamento-base, ele ficou para trás e não conseguiu retornar ao ponto de encontro, segundo o boletim da corporação.
Após caminhar mais de 20 km na mata fechada, sem botas e sem os óculos, Roberto chegou, na manhã de segunda-feira (5), a uma fazenda em Antonina, seguindo o curso de um rio. Ele estava com diversas escoriações pelo corpo, já sem as botas e sem os óculos, além de marcas de desgaste físico extremo.
O jovem estava perdido em uma área de mata densa, sem equipamentos adequados, e afirmou que sobreviveu graças a orações, força mental e ao treinamento básico de resgate, que o ajudaram a manter o foco para continuar andando.
O que ele disse sobre a amiga?
Roberto afirmou que perdoa a amiga, que seguiu a trilha sem perceber que ele havia ficado para trás. Ele também disse que não pretende mais se aventurar em trilhas sem acompanhamento profissional e estrutura adequada.
Todos os alimentos, materiais de limpeza e kits de higiene arrecadados durante a mobilização do resgate serão doados pela família a instituições de caridade, como forma de agradecimento. “O bem sendo devolvido com o bem”, declarou Roberto à reportagem.









