Brasil

Boate Kiss: familiares denunciam tragédia à Organização dos Estados Americanos (OEA)

Associação de vítimas e sobreviventes recorreu ao órgão para responsabilizar autoridades envolvidas no acidente que matou 242 pessoas

Imagem da noticia Boate Kiss: familiares denunciam tragédia à Organização dos Estados Americanos (OEA)
Incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), completou 12 anos nesta semana | Foto: Reprodução

Diante da insatisfação com o andamento da Justiça brasileira, a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) apresentou nesta quarta-feira (29) detalhes da denúncia que fez à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a tragédia que completou 12 anos esta semana.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Familiares e vítimas recorreram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) como forma de solicitar a responsabilização de todos os agentes públicos envolvidos direta e diretamente no incêndio, como prefeito, secretários, bombeiros e promotores de justiça da época do incêndio ocorrido em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Em entrevista, a advogada Tâmara Biolo Soares explicou que o sistema interamericano não julga, mas recomenda que o estado denunciado abra processos para apurar os casos e prevê indenizações aos envolvidos.

No caso da Kiss, o governo brasileiro poderá ser obrigado a indenizar as famílias e vítimas. Se as recomendações não forem seguidas, o caso pode ser levado à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

A CIDH é um órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos, composto por 34 países, que fica encarregado dos direitos humanos no continente desde 1948.

Assuntos relacionados

Crime
Incêndio
Boate Kiss

Últimas Notícias