Boate Kiss: fachada de prédio é demolida; local dará lugar a memorial de vítimas
A previsão é que a homenagem aos 242 mortos no incêndio de 2013 seja concluída em abril de 2025
Nesta segunda-feira (29) teve início a demolição da fachada do prédio onde funcionava a Boate Kiss, em Santa Maria no Rio Grande do Sul. O local, que foi palco de uma das maiores tragédias do país, será transformado em um memorial para os 242 mortos no incêndio ocorrido em 2013.
A Rua dos Andradas, no centro de Santa Maria, amanheceu diferente. Por volta das 8h, começou a remoção das paredes externas do edifício, marcando um momento de grande simbolismo e importância para a comunidade.
+ PGR manifesta parecer favorável a reestabelecer pena de réus da tragédia da Boate Kiss
As obras de demolição tiveram início há três semanas, e as equipes estão trabalhando intensamente para remover todo o entulho.
A previsão é que a construção do memorial seja concluída em abril de 2025. O espaço contará com um jardim, 242 pilares em homenagem às vítimas, salas, um espaço de homenagens e um pequeno auditório.
Relembre o caso
No dia 27 de janeiro de 2013, a Boate Kiss, em Santa Maria, protagonizou um dos maiores desastres do Brasil. A Banda Gurizada Fandangueira se apresentava durante a festa universitária "Agromerados", quando o vocalista, Marcelo de Jesus Santos, direcionou um dos artefatos do show pirotécnico para cima.
As fagulhas atingiram o teto, o que deu início a um incêndio. Marcelo tentou apagar o fogo com um extintor, que falhou, e em poucos segundos as chamas se espalharam com rapidez, gerando, além do calor, uma fumaça tóxica de cianeto. Diversos fatores dificultaram a saída dos participantes, como problemas estruturais, resultando na morte de 242 pessoas e mais de 600 feridos.
Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, sócios da boate, e Marcelo de Jesus Santos e Luciano Bonilha, da banda Gurizada Fandangueira, foram condenados em 2021, mas o júri foi anulado por irregularidades no processo.
Em maio deste ano, a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a condenação dos quatro seja restabelecida, mas recursos contra a realização de um novo julgamento ainda tramitam no STF.
Boate Kiss: além da notícia conta os 10 anos da tragédia
O documentário também recupera imagens que nunca foram ao ar.