Banco Central lança serviço gratuito contra fraudes com uso de identidade falsa
Ferramenta protege contra abertura e inclusão de titularidade em contas-correntes, poupanças e contas de pagamento pré-pagas

SBT News
O Banco Central (BC) lançou nesta segunda (1º) o BC Protege+, serviço gratuito que permite que pessoas e empresas comuniquem ao sistema que não desejam a abertura ou sua inclusão em contas financeiras – seja como titular ou representante legal.
A ferramenta tem como principal objetivo reforçar a segurança contra fraudes com uso de identidade falsa no Sistema Financeiro Nacional.
A proteção se aplica a contas-correntes, poupanças e contas de pagamento pré-pagas, e vale para todas as novas aberturas, inclusive na mesma instituição que o CPF ou CNPJ já possua conta.
O BC Protege+, de acordo com a autoridade monetária, não substitui outras medidas de segurança, sendo uma camada extra de proteção. As instituições financeiras devem continuar verificando a identidade dos clientes e a autenticidade das informações.
Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode ativar a proteção, desde que tenha conta gov.br nível prata ou ouro com a verificação em duas etapas habilitada. O serviço está disponível no site do BC.









