Avaliação do governo e desempenho de Lula caíram, segundo pesquisa CNT/MDA
Ao todo, 35,5% dos entrevistados consideraram o governo bom ou ótimo, frente a 43% em janeiro
A pesquisa do Instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), divulgada nesta terça-feira (12), mostra que a avaliação dos que consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom ficou em 35,5%, uma redução de dois pontos percentuais em relação à última pesquisa em maio deste ano e de sete pontos na comparação com janeiro de 2024.
Já a avaliação negativa ficou em 30,8% somando as avaliações ruim e péssimo, revelando um crescimento desde janeiro, quando registrou 27%.
+ "Proposta de alterar escala 6x1 tem meu apoio", diz ministro de Lula
A avaliação positiva é maior entre as pessoas com menor renda. Dos que ganham até dois salários mínimos, 42% acham ótimo ou bom; entre aqueles que concluíram até o ensino fundamental (49%); na região Nordeste (48%) e pessoas com 60 anos ou mais (44%). Já os índices mais altos de avaliação negativa estão entre aqueles com salários acima de cinco salários mínimos (42%), moradores da região Sul do país (41%) e evangélicos (37%).
Em relação a aprovação do desempenho do presidente Lula, 49,7% do total dos entrevistados disseram aprovar, 45,7% responderam que desaprovam e 4,6% não responderam. Essa é a primeira vez neste mandato que os números se aproximam tanto. Em maio a diferença era de 7 pontos porcentuais e em janeiro, de 15.
+ Lula diz que economia "vai dar certo" e que vai "vencer" mercado financeiro "outra vez"
As entrevistas, realizadas entre os dias 7 e 10 de novembro, ouviram 2.002 pessoas presencialmente, com nível de confiança de 95%, em 137 municípios do país e também analisou a expectativa para emprego, renda, educação, saúde e segurança nos próximos seis meses. O levantamento coletou ainda a opinião dos entrevistados sobre temas como jogos de azar pela internet (bets) e o programa Bolsa Família.