Lula diz que economia "vai dar certo" e que vai "vencer" mercado financeiro "outra vez"
Fala do presidente ocorre em meio a discussões sobre o corte de gastos do orçamento de 2026; declarações foram dadas em entrevista à RedeTV!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a economia no Brasil "vai dar certo". Segundo o presidente, ele já venceu o mercado financeiro e vai "vencer outra vez". A fala do petista foi durante uma entrevista para a RedeTV!, na noite deste domingo (11).
+Governo empurra decisão sobre corte de gastos para a próxima semana
Durante a conversa, Lula também criticou a imposição do mercado financeiro em relação ao ajuste fiscal.
"Eu vejo o mercado falar bobagem todo dia. Eu não acredito nisso não, porque eu já venci eles uma vez e vou vencer outra vez. A economia vai dar certo porque o povo está participando do crescimento desse país", afirma.
Essa declaração do presidente ocorre em meio a discussões sobre o corte de gastos do orçamento de 2026. A expectativa era que o pacote de ajuste fiscal fosse apresentado na última semana, mas foi empurrado para esta semana. Quando questionado sobre o tema, Lula preferiu não antecipar quais medidas serão tomadas pelo governo para conter os gastos.
"Eu não posso adiantar, porque a gente ainda não concluiu o pacote. Eu estou num processo de discussão muito séria com o governo, porque eu conheço bem o discurso do mercado, conheço a gana especulativa do mercado", declara.
Lula também responsabilizou os poderes Legislativo e Judiciário em relação ao corte de gastos, afirmando que as medidas não devem ser tomadas somente pelo Executivo.
"É uma responsabilidade do Poder Executivo, é uma responsabilidade do Poder Judiciário. Então, eu quero saber se também estão dispostos a fazer cortes daquilo que é excessivo. Eu quero saber se o Congresso está disposto também a fazer um corte nos gastos, porque aí fica uma parceria e uma cumplicidade para o bem, para que todo mundo faça o sacrifício necessário para a gente colocar a economia em ordem", indaga.