Angelina Jolie visita aldeia indígena e encontra com cacique Raoni em Mato Grosso
Imagens da atriz no Parque Nacional do Xingu circularam nas redes sociais nesta quarta (2)
Giovanna Tuneli
A atriz Angelina Jolie visitou a aldeia Piaraçu, na região do Xingu, em Mato Grosso, nesta quarta-feira (2). Ela foi recebida pelo cacique Raoni, um dos mais conhecidos líderes indígenas no mundo. O motivo da visita da norte-americana ainda não foi informado.
+ Líderes mundiais criticam 'tarifaço' de Trump e prometem retaliação
Imagens publicadas nas redes sociais de um fã-clube da atriz mostram Jolie ao lado do líder da etnia Kayapó e também de crianças e mulheres indígenas. Ela chegou à aldeia junto com a organização ambiental Re:wild, segundo a postagem.
A visita de Angelina Jolie a Raoni ocorreu dois dias antes do encontro de Lula com o cacique. Segundo a assessoria, o presidente estará, nesta sexta-feira (4), na Terra Indígena Capoto-Jarina para se encontrar com lideranças indígenas da bacia do rio Xingu.
+ Ilha sem habitantes e povoada por pinguins é listada em tarifaço de Trump
Quem é cacique Raoni?
O cacique kayapó Raoni Metuktire é uma das principais lideranças indígenas reconhecidas mundialmente. Ele recebeu o título de Membro Honorário da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), em 2021, e chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 2020.
Segundo um site mantido pela ONG francesa Planète Amazone, o cacique nasceu por volta de 1932 na aldeia Krajmopyjakare, no nordeste de Mato Grosso. Raoni esteve entre os representantes do povo brasileiro que subiram a rampa do do Planalto durante a cerimônia de entrega de faixa na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023.
A fama internacional do cacique aconteceu após por um encontro com o cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux. Os dois se conheceram em 1973 e, anos depois, o cineasta gravou um documentário sobre o indígena e seu povo. O filme "Raoni" foi indicado ao Oscar e exibido no Festival de Cannes.