Anatel e Ancine assinam acordo para combater pirataria na internet; veja como vai funcionar
Agências se juntam para derrubar acesso a filmes, séries e transmissões esportivas pirateados de forma digital, com bloqueios coordenados por provedores

Beto Lima
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) firmaram um novo acordo para intensificar o combate à pirataria de filmes, séries, transmissões de eventos esportivos e outros conteúdos audiovisuais online.
Essa ação conjunta se baseia na nova competência da Ancine para proteger conteúdo audiovisual no ambiente virtual, conforme a Lei 14.815/2024, e na expertise da Anatel na regulação dos serviços de telecomunicações, incluindo a banda larga e a TV por assinatura.
A Anatel já atua no combate à pirataria das chamadas TV Boxes desde 2023, focando nos riscos de segurança desses aparelhos não certificados. Agora, a agência amplia seu escopo de atuação, coordenando o bloqueio de endereços online que oferecem conteúdo pirateado, atendendo às determinações da Ancine.
A expectativa é que essa colaboração entre as agências reguladoras torne mais eficaz a luta contra a pirataria audiovisual no Brasil.
A assinatura do acordo será realizada hoje na Anatel, contando com a presença do presidente da agência, Carlos Baigorri, do conselheiro da agência Alexandre Freire, responsável pelo tema, e do diretor-presidente da Ancine, Alex Braga.









