Adolescente é internado na UTI após ser picado por milhares de abelhas no DF
Vitor Hugo estava brincando com amigos na escola e foi atacado ao tentar pegar bola em uma área de mata

Yumi Kuwano
Um adolescente de 14 anos levou cerca de três mil picadas de abelha, na última sexta-feira (14), e está internado em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular do Distrito Federal.
O incidente aconteceu quando Vitor Hugo estava na escola, no intervalo da aula. Ele tentava pegar uma bola em uma área de mata ao lado da instituição, que fica na Fercal, e acabou sendo atacado pelos insetos. Outros dois amigos conseguiram escapar do enxame.
Segundo familiares, no momento do incidente, Vitor Hugo estava consciente e gritava por ajuda. Ele foi socorrido pelos funcionários do colégio e o segurança da escola tentou espantar as abelhas ateando fogo ao capim.
+ Borboleta amassada com água e injetada no corpo mata adolescente na Bahia; entenda riscos
O jovem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho.
Apesar de a situação ter sido controlada por um apicultor, as aulas foram suspensas por precaução. A espécie responsável pelo ataque é possivelmente a abelha-africana.
No ano passado, 33.543 pessoas foram picadas por abelha no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. O número ficou estável em relação a 2023, mas os dois últimos anos registraram um aumento expressivo no número de ataques pelo inseto, cerca de 40% a mais na comparação com 2022, quando foram registrados 22.008 casos.