Acidente com ônibus da UFPA: Lula, governadores e movimento estudantil lamentam mortes
Três estudantes e dois motoristas morreram após colisão de carreta com coletivos que levavam universitários do Pará para Congresso da UNE
Emanuelle Menezes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os governadores do Pará e de Goiás e entidades do movimento estudantil lamentaram o acidente entre uma carreta e dois ônibus com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que deixou cinco mortos nesta quarta-feira (16). Veja notas na íntegra abaixo.
+ Saiba quem são as vítimas de acidente com ônibus da UFPA
Os universitários Welfesom Campos Alves, Leandro Souza Dias e Ana Letícia Araújo Cordeiro eram militantes do movimento estudantil e estavam em um comboio de quatro ônibus que saiu do Pará com destino ao 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. O motorista Ademilsom Militão era servidor da UFPA e conduzia o primeiro coletivo, o mais atingido na colisão.
O condutor da carreta, que também veio a óbito, ainda não teve no nome divulgado. Segundo informações preliminares da polícia, o caminhão trafegava no sentido contrário e teria invadido a contramão, colidindo frontalmente com o primeiro ônibus, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. O segundo ônibus também foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido.
Feridos, alguns deles que ficaram presos às ferragens, foram encaminhados para hospitais de Goiás e do Tocantins.
Lula, presidente da República
Helder Barbalho, governador do Pará
Daniel Vilela, governador em exercício de Goiás
União Nacional dos Estudantes (UNE)
A União Nacional dos Estudantes recebeu com imensa tristeza a notícia do grave acidente ocorrido na BR-153, em Goiás, na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho. Neste momento de dor profunda, nos solidarizamos com as famílias, amigas e amigos das vítimas. A UNE está em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA (Universidade Federal do Pará), UFG (Universidade Federal de Goiás), além do Governo Federal e demais instituições para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias. Colocamo-nos à disposição para colaborar com o que for possível nesse momento tão difícil.
Universidade Federal do Pará (UFPA)
É com profunda dor que a Universidade Federal do Pará lamenta o grave acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho, envolvendo membros da comunidade universitária que viajavam para o Congresso da UNE, em Goiânia.
A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil.
A Universidade Federal do Pará presta solidariedade e respeito às vítimas e aos familiares e decreta luto oficial de três dias.
União da Juventude Rebelião (UJR)
É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento dos companheiros Welfesom Campos Alves e Leandro Souza Dias, militantes da UJR e da Unidade Popular, Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante da UFPA, e o motorista, vítimas de um trágico acidente com o ônibus que levava a delegação da UFPA rumo ao 60º Congresso da UNE, em Goiânia.
Nada pode reparar a dor dessa perda, mas uma coisa é certa: a memória, os sonhos e a luta desses companheiros jamais serão esquecidos. Continuaremos o caminho escolhido por eles com mais vontade e compromisso que antes, pois essa é a melhor forma de honrar a dedicação, a alegria e a certeza com que Ana, Welfesom e Leandro lutaram para construir a nossa luta por um mundo novo, sem exploração, fome e injustiças.
Estamos prestando todo o apoio necessário aos demais companheiros que estavam no ônibus, aos que ainda estão no hospital, bem como às famílias e amigos das vítimas, além de estar preparando uma grande homenagem durante o Congresso, à altura da importância que Welfesom, Ana e Leandro sempre terão para todos nós.
Até a vitória! Sempre!