Acidente com ônibus de estudantes da UFPA deixa 5 mortos em GO, diz PRF
Carreta teria invadido contramão e atingido dois dos quatro coletivos de um comboio que saiu do Pará com destino a Congresso da UNE em Goiânia
SBT News
com informações da TV Serra Dourada
com informações da TV Norte Tocantins
Um acidente entre uma carreta e dois ônibus com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) deixou pelo menos cinco mortos, na madrugada desta quarta-feira (16), na BR-153, em Porangatu, região norte de Goiás. De acordo com o Corpo de Bombeiros, diversas pessoas ficaram presas nas ferragens.
+ Justiça nega pedido de prisão de suspeito de envenenar jovem com bolinho de mandioca
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu um caminhão e dois dos quatro ônibus de um comboio de estudantes que saíram da UFPA com destino a Goiânia. Eles participariam do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) na Universidade Federal de Goiás.
Ainda de acordo com a PRF, quatro ocupantes do primeiro ônibus do comboio – o motorista e três estudantes –, e o condutor da carreta morreram no local. Além do Corpo de Bombeiros, também estão no local o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Técnico-Científica e a concessionária responsável pelo trecho.
Segundo informações preliminares da polícia, a carreta, que trafegava no sentido contrário, teria invadido a contramão e colidido frontalmente com o primeiro ônibus, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. O segundo ônibus também foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informou que ao menos cinco vítimas foram atendidas nos hospitais da região.
"A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informa que houve uma mobilização para regular pacientes que foram encaminhados para unidades hospitalares em Goiás. Três vítimas foram para o Hospital Municipal de Porangatu. Um deles está em situação estável e permanecerá no município, outros dois já tiveram transferência regulada. Um paciente com laceração ocular foi direcionado para a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), em Goiânia, e outro que está em estado grave, foi transferido para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu", diz a nota.
A Pasta garantiu ainda "assistência qualificada e célere às vítimas. Neste momento, a SES-GO se solidariza com as famílias, amigos e toda a comunidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), que enfrentam este momento de tamanha dor".
UFPA decreta luto
A UFPA decretou luto oficial de três dias e informou que está mobilizada para "oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas". Leia a nota da universidade na íntegra:
É com profunda dor que a Universidade Federal do Pará lamenta o grave acidente ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho, envolvendo membros da comunidade universitária que viajavam para o Congresso da UNE, em Goiânia.
A Universidade está mobilizada para oferecer todo apoio necessário às famílias e às vítimas envolvidas e manifesta solidariedade, compartilhando o luto que atinge toda a instituição neste momento tão difícil.
A Universidade Federal do Pará presta solidariedade e respeito às vítimas e aos familiares e decreta luto oficial de três dias.