Bombeiros resgatam cascavel escondida em biblioteca da universidade de MG
Serpente venenosa foi colocada em um tonel e levada para uma área verde mais afastada
SBT News
Bombeiros de Minas Gerais resgataram uma cobra cascavel de 1,5 metro de dentro da biblioteca da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), no bairro Dom Bosco, em São João Del-Rei, no interior de Minas Gerais. Ninguém ficou ferido.
+ Leia mais notícias do SBT News
A cobra estava em um depósito na biblioteca e foi preciso usar equipamento especial para resgatá-la. A cascavel foi colocada dentro de um tonel e levada pelos Bombeiros té uma área de vegetação longe das residências, onde foi solta.
Se acordo com o Instituto Butantan, a cascavel (Crotalus durissus) é uma cobra robusta, que pode atingir mais de 1,50 m de comprimento, e possui uma forma muito particular de se defender de predadores e outros animais. Na ponta de sua cauda, a cascavel possui um guizo (chocalho) que, ao ser agitado, provoca um som inconfundível, mandando um claro recado a todos ao redor: "Se afaste, eu sou a cascavel e sou perigosa".
A sabedoria popular afirma que é possível adivinhar a idade da serpente através da contagem dos anéis que formam o guizo ? cada anel equivaleria a um ano de vida da cobra. Entretanto, essa informação não é correta: os anéis são formados a cada troca de pele da serpente, e a frequência dessas trocas varia não só conforme a idade, mas também de acordo com a disposição de alimento, fatores ambientais, entre outros.