Nova onda de calor atinge o Brasil a partir de 5ª feira (14.dez)
Em diferentes locais do país, as temperaturas ficarão mais de 5°C acima do padrão para a época
Guilherme Resck
Uma nova onda de calor vai atuar sobre o país de 5ª feira (14.dez) até o dia 20 de dezembro, informou nesta 2ª (11.dez) a empresa de serviços de meteorologia Climatempo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dessa forma, no período, em diferentes locais do país, as temperaturas ficarão mais de 5°C acima do padrão para a época. Confira:
Segundo a Climatempo, uma onda de calor "é caracterizada por uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época - em torno de 5°C ou mais acima da média, em uma área ampla".
Elas são geradas por bloqueios atmosféricos por grandes sistemas de alta pressão atmosférica. "Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. A subsidência deixa o ar seco e a redução da umidade do ar inibe o crescimento das nuvens e diminui a chance de chover. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície, fazendo o ar esquentar mais", acrescenta a Climatempo.
Ainda de acordo com a empresa, nas áreas em laranja do mapa divulgado, serão registradas "temperaturas bem altas, atingindo limiar de onda de calor em alguns dias, mas não será por período tão prolongado quanto nas áreas em vermelho - que tendem a ter mais dias consecutivos com temperaturas acima do normal".