Publicidade
Brasil

CPI das ONGs prepara relatório para votação final: propostas de leis mais rígidas na parceria ONG-governo

A previsão de encerramento dos trabalhos da comissão é dia 19 de dezembro, com a votação do relatório final na CPI

Imagem da noticia CPI das ONGs prepara relatório para votação final: propostas de leis mais rígidas na parceria ONG-governo
imagem dos senadores
• Atualizado em
Publicidade

A CPI das ONGs está na reta final de suas investigações, prevendo a apresentação do relatório final pelo senador Márcio Bittar, no dia 5 de dezembro. O grupo se reunirá em breve para finalizar o documento que deve incluir sugestões de projetos de lei para fortalecer a relação entre organizações não-governamentais e o governo. Os trabalhos estão previstos para terminar em 19 de dezembro.

+ Confira as últimas notícias no SBT Agro

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Entre as propostas, está a imposição de quarentena para membros de ONGs que desejam ingressar no governo, evitando consultorias remuneradas com recursos públicos para organizações previamente associadas. 

A comissão pegou como referência a nomeação da economista Ana Toni como secretária nacional de Mudanças Climáticas no Ministério do Meio Ambiente, pela ministra Marina Silva enquanto a especialista era diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e já havia passado também pela ONG Greenpeace.

Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a economista Ana Toni nomeada para secretaria nacional de Mudanças Climáticas
(foto: iCS/Divulgação)

Outro projeto de lei é o que impede que membros de ONGs saiam para prestar consultorias com recursos públicos, como os do Fundo Amazônia, para as mesmas organizações que trabalhavam antes. 

Além disso, a comissão pretende permitir que municípios e instituições como a Embrapa e universidades federais, acessem recursos do Fundo Amazônia para pesquisas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade