Sem novos casos, Brasil sai da condição de país endêmico para o sarampo
Última ocorrência foi registrada em junho de 2022; território nacional está em processo de reverificação
O Ministério da Saúde informou, na 4ª feira (22.nov), que o Brasil está há 74 semanas sem confirmar novos casos de sarampo, sendo a última ocorrência em junho de 2022, no Amapá. Com isso, o país obteve a elevação de status epidemiológico, passando de "país endêmico" para "país pendente de reverificação" do sarampo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A nova condição permite que o Brasil inicie o processo de recertificação de país livre de sarampo -- categoria suprimida em 2019 após três anos. Segundo o Ministério da Saúde, o intenso fluxo migratório de países vizinhos associado às baixas coberturas vacinais em vários municípios em 2018 permitiu a reintrodução do vírus da doença no país.
Em meio ao cenário, o governo federal implementou ações conjuntas com estados e municípios para interromper a circulação do sarampo. Em 2022, houve uma queda brusca do número de casos nos quatro estados com maior nível de transmissão (Amapá, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo), totalizando apenas 41 ocorrências -- ante 20 mil em 2019.
+ Governo de SP prorroga Campanha de Multivacinação até 30 de novembro
Éder Gatti, diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, diz que, agora, a recomendação é reforçar a adesão à cobertura vacinal. "Além de seguir com o fortalecimento da vacinação, vamos seguir intensificando a vigilância das doenças exantemáticas para que o Brasil continue livre do sarampo", afirmou.