Dino anuncia portaria que permite a fãs entrarem com garrafas de água em shows
Medida foi tomada após morte de Ana Benevides durante show de Taylor Swift no Rio. Organização terá de disponibilizar água potável
SBT News
O ministro da Justiça Flávio Dino anunciou neste sábado (18.nov) que por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. Além disso, as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em "ilhas de hidratação" de fácil acesso. "A medida vale imediatamente", disse Dino.
Na noite desta 6ª feira (17.nov), a psicóloga Ana Benevides, de 23 anos, morreu após passar mal durante show da cantora norte-americana Taylor Swift, no Estádio Olímpico Nilton Santos, no bairro do Engenho Novo, na zona norte do Rio.
? T4F (@t4f) November 18, 2023
"A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário", afirmou o ministro. Mais dois show de Taylor Swift estão programados para este fim de semana no Rio, que registra temperaturas acima dos 40°C.
Nas redes sociais, fãs criaram uma petição exigindo a criação da Lei Ana Benevides para o fornecimento gratuito de água potável nos espetáculos. Os fãs disseram que não podiam entrar com garrafas e tinham de comprar a água vendida dentro do estádio. Copos de 300 ml eram vendidos a R$ 8.
A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar?
? Flávio Dino ?? (@FlavioDino) November 18, 2023
O Ministério Público do Rio de Janeiro disse que vai acionar a T4F, empresa responsável pela organização do show, para a tomada de medidas de prevenção urgentes e que contará com promotores de Justiça de plantão durante o fim de semana no estádio Nilton Santos para fiscalização das medidas que busquem evitar novos problemas e garantir a proteção da saúde do público presente.
Segundo denúncias de fãs, a T4F, empresa organizadora da turnê da cantora no Brasil, barrou a entrada de garrafas d'água durante a apresentação realizada nesta 6ª feira (17.nov). Dino anunciou que solicitou providências imediatas à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), vinculada ao Ministério da Justiça.
Orientei o Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, a adotar as providências cabíveis - AINDA HOJE - quanto às denúncias de vedação ou ausência de disponibilidade de ÁGUA para os consumidores que foram ou irão a shows durante essa imensa onda de?
? Flávio Dino ?? (@FlavioDino) November 18, 2023
O ministro também afirmou que a Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça vai adotar "as medidas imediatas, com a edição de normas emergenciais e notificações, ainda hoje, acerca do acesso à água em shows e outros espetáculos públicos", e que vai apontar eventuais responsabilidades pelos danos já causados, em diálogo com os demais órgãos do Sistema Nacional do Consumidor.
Ana Clara Benevides Machado, 23, passou mal por conta do calor e morreu durante o show desta 6ª feira (17.nov), no Estádio Nilton Santos. A jovem estudava psicologia e veio de Rondonópolis (MT) para assistir a apresentação de Taylor Swift. Segundo os amigos, ela teria começado a passar mal ainda no começo do evento.
O que diz a T4F
Em nota, a organizadora do evento lamentou a morte da jovem e manifestou "sinceros sentimentos". A T4F anunciou que devido ao aumento da onda de calor no Rio de Janeiro, vai reforçar a distribuição de água gratuita nas filas, nos acessos e no interior do Estádio Nilton Santos nas apresentações deste sábado (18.nov) e do domingo (19.nov).
Em nota publicada nas redes sociais, a produtora informou que os pontos de distribuição de água estarão disponíveis durante todo o evento. Também será permitida a entrada de copos de água e alimentos industrializados lacrados. "Também ressaltamos que a proibição de entrada de garrafas de água em estádios é uma exigência feita por órgãos públicos e que não realizamos a comercialização de bebidas e alimentos, sendo essa uma atribuição da administração do estádio", acrescentou a T4F.
A empresa reforçou o plano de ação especial no show depois de Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, morrer por conta da forte onda de calor. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, "a jovem chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho, às 20h50, em parada cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de reanimação, mas, infelizmente, ela não resistiu".
A TF4 também reforçou o efetivo de serviços. "Cerca de 200 colaboradores extras irão se somar aos 1.230 profissionais que estão trabalhando no evento desde o início entre seguranças, brigadistas, orientadores de público e outros. Além disso, a estrutura de atendimento médico foi reforçada, totalizando oito postos médicos disponíveis, oito ambulâncias e oito UTIs móveis"
Prefeito e governador do Rio adotam medidas
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que a morte de Ana Clara é "inaceitável" e que apurações sobre as circunstâncias do ocorrido estão em andamento. Paes determinou ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto à T4F e anunciou medidas que serão tomadas já no show deste sábado:
- Antecipação da entrada em 1h e ocupação do anel de circulação para tirar o publico do sol
- novos pontos de distribuição de água;
- aumento de numero de brigadistas
- aumento de ambulâncias
Inaceitável a perda da vida de uma jovem ontem no show no Engenhão. Obviamente, ainda estamos apurando mais detalhes das circunstâncias do ocorrido. De qualquer forma, já determinei ao Chefe Executivo de Operações do município que exija providências junto a produção do show.?
? Eduardo Paes (@eduardopaes) November 18, 2023
Neste sábado, o governador do Rio, Cláudio Castro, disse que oficiou a empresa organizadora para instalar mais bebedouros dentro do Engenhão e, principalmente, a permitir o acesso de garrafas de plástico vazias, sem tampa, para servir de refil. "Em outra frente, determinei que a Cedae e os agentes de Lei Seca distribuam água mineral no entorno do Engenhão. Nosso Corpo de Bombeiros também vai disponibilizar mais ambulâncias nas extremidades para atender as ocorrências. Seis caminhões novos que adquirimos estarão jogando água nos fãs para ajudar a diminuir os impactos do calor. A empresa também foi notificada pelos Bombeiros para que aumente o número de brigadistas, maqueiros e toda estrutura interna para atendimento."
The Eras Tour
O show de 6ª feira foi o primeiro da turnê The Eras Tour, de Taylor Swift no Brasil. Ela ainda fará outros dois shows no Estádio Nilton Santos, nos dias 18 e 19 de novembro. Na próxima semana, a artista se apresentará em São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Allianz Parque.
Leia também:
+ Anahí abandona show do RBD em SP após crise renal: "Infecção grave"
+ Taylor Swift lamenta morte de fã em show no Rio: "Estou arrasada por causa disso"
+ Resumo da semana: chegada de repatriados, calor de 40ºC e Dama do Tráfico no Ministério da Justiça
+ RJ: Jovem de 23 anos morre após passar mal durante show de Taylor Swift
+ Mulher morre após ser lançada para fora de ônibus em colisão com trem no DF