SC: Pelo 2° dia, bombeiros tentam combater incêncio em distribuidora de combustíveis
Uma falha no abastecimento de um caminhão-tanque teria iniciado as chamas
Felipe Bastos
Pelo segundo dia, o Corpo de Bombeiros trabalhou no combate ao incêndio em uma distribuidora de combustíveis de Chapecó, em sSanta Catarina. Uma falha no abastecimento de um caminhão-tanque teria iniciado as chamas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O cenário pouco mudou nesta 3ª feira (14.nov). As chamas e a grande quantidade de fumaça, que cobre parte do céu, continuam chamando a atenção.
O fogo teria começado por volta das 06h30 de 2ª feira (13.nov), quando um caminhão-tanque era abastecido.
"Ele começou num caminhão com 60 mil litros e que vazou esse combustível para dentro da bacia de contenção. E com isso as válvulas de segurança foram todas comprometidas logo de início, fazendo com que todos os tanques das células vazassem pra dentro da bacia de contenção", afirma Walter Parizotto, porta-voz do Corpo de Bombeiros.
Não demorou para que as chamas se espalhassem rapidamente pelos reservatórios que comportam diesel, gasolina e álcool.
Quatro tanques de combustível ficaram completamente destruídos no incêndio. Agora, o esforço dos bombeiros está concentrado em resfriar os outros nove que sobraram.
A estrutura toda comporta cerca de 13 milhões de litros de materiais inflamáveis. Pelo menos metade da carga foi comprometida no incêndio. O risco de uma explosão ainda existe.
"A nossa estratégia é que esses tanques fiquem abaixo dos 50 graus, porque acima disso corre o risco de ter explosão e algumas fagulhas. O vento está variando muito", afirma Parizotto.
Apesar dos estragos, ninguém saiu ferido. A expectativa é que o trabalho de controle das chamas siga até 5ª feira (16.nov).