Arroz é um dos cereais mais consumidos do planeta
Países como China, Índia e Indonésia são os principais consumidores. No Brasil, cada pessoa come em média 32 kg de arroz por ano.
Para a plantação de arroz o unidos venceremos não funciona, é preciso um tempo mais seco para o plantio ir bem, é o que vem atrasando a próxima safra de arroz em Rio Grande do Sul onde se concentra a maior produção do país.
O preço vem aumentando no exterior, tudo porque a Índia, que é um grande produtor mundial, passa por uma grande seca e diminuiu as exportações.
Aqui, no mercado interno, o preço pago pela saca ao produtor está perto de 100 reais, valor que não era atingido desde 2020.
Quando vai às compras, a dona de casa não viu aumentos significativos no quilo do arroz, o que é bom. Mas há dúvidas do que vem pela frente, e o motivo por aqui é bem diferente do problema da Índia.
É que o Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção de arroz do país, vem sendo atingido por fortes chuvas como vocês têm acompanhado. É um verdadeiro desafio climático para a safra 23/24, que está começando, por causa do fenômeno El Niño. As fortes chuvas que causaram inundações e grandes prejuízos em parte das cidades gaúchas, também impactam a produção agrícola.
Os rizicultores estão preocupados, monitorando as lavouras, porque muitas áreas de produção foram inundadas e o plantio do grão está bem atrasado, em algumas áreas ainda não começou. Entretanto, mesmo com alguns dias secos e com temperaturas elevadas, a umidade no solo ainda está muito alta.
Apesar do arroz ser cultivado em ambientes mais úmidos, o plantio precisa ser feito no seco e são necessárias até duas semanas sem chuva para drenar o excesso de água e possibilitar o plantio. E mais, quando há umidade demais, isso favorece o aparecimento de plantas daninhas e traz doenças para a lavoura de arroz.
Além de torcer para que o tempo melhore e as lavouras consigam produzir no RS, lembramos que o arroz é a base do cardápio do brasileiro. Tanto o grão quanto a farinha de arroz são fontes de energia, ricos em carboidratos, regulam o funcionamento do intestino e são livres de glúten.
A variedade é grande: pode ser branco, integral, vermelho, negro, arbóreo, e por aí vai...
É o melhor amigo do feijão, a estrela de um bom risoto ou carreteiro e uma sobremesa deliciosa, quem não gosta de um arroz doce, ou arroz de leite?
E tem como resistir?