Escritora Conceição Evaristo vence Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano
Ela concorreu com outras 45 pessoas, incluindo Martinho da Vila e Maria Vilani
Guilherme Resck
A escritora mineira Conceição Evaristo, de 76 anos, venceu o Prêmio "Intelectual do Ano", segundo anúncio feito neste sábado (16.set) pela União Brasileira dos Escritores (UBE), responsável por promovê-lo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Será entregue a ela o Troféu Juca Pato, réplica do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira dada a quem vence o prêmio. Este, explica a UBE, é uma "láurea conferida à personalidade que, havendo publicado livro no Brasil no ano anterior, tenha se destacado, pelo conjunto da sua obra, em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos".
Conceição Evaristo concorreu com outras 45 pessoas, incluindo Martinho da Vila, Maria Vilani e Pedro Bandeira. O prêmio foi conferido a partir de uma eleição, da qual puderam participar os sócios da UBE quites com a entidade em 2022 e os sócios honorários.
No ano passado, a escritora mineira lançou a obra Canção para ninar menino grande, apresentado como "um mosaico afetuoso de experiências negras, um canto amoroso e dolorido". Os livros dela mostram a realidade das pessoas negras no país. Seu romance mais famoso é Ponciá Vicêncio.
Veja também: