Uma semana após ciclone, 7 mil alunos voltam às aulas no Rio Grande do Sul
Número de mortos no estado subiu para 47 e oito pessoas continuam desaparecidas
SBT News
Uma semana depois da passagem do ciclone que devastou mais de 90 cidades do Rio Grande do Sul, 7 mil estudantes da rede estadual de ensino voltaram às aulas, principalmente na cidade de Estrela, de 34 mil habitantes e que fica a pouco mais de 90 quilômetros da capital Porto Alegre.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o governo do estado, pelo menos 28 escolas do Vale do Taquari, região mais atingida pelos temporais, foram fechadas devido às enchentes. Em 12, a secretaria da Educação diz não haver previsão de quando as aulas serão retomadas.
Raquel Cristina da Costa, diretora de uma das escolas que reabriram nessa 3ª feira (12.set), conta que por pouco a água não invadiu as salas de aula. Onde ela chegou, atingiu 1,30m de altura e estragou armários, merenda, computadores e brinquedos. A limpeza do prédio contou com a ajuda de professores, diretores e pais de alunos.
Em Muçum, outra cidade bastante prejudicada pelo ciclone, a retomada da vida passa pela retirada de novos documentos, muita gente perdeu tudo na enchente.
O tempo voltou a mudar no Rio Grande do Sul, já choveu e conforme os meteorologistas, é o primeiro sinal de que um novo ciclone vai se formar na fronteira com o Uruguai, só que dessa vez, ele vai trazer frio de volta ao Estado. E, diferente do primeiro ciclone, as regiões mais atingidas serão o sul e o oeste do Estado. A previsão é que a frente fria avance também para o centro-oeste e sudeste do país.