B3 lança índice para reconhecer empresas com diversidade de gênero e raça
É o 10º índice que valoriza sustentabilidade na bolsa de valores do Brasil
Pablo Valler
A B3, ou a bolsa de valores do Brasil, lançou, nesta 3ª feira (15.ago), um índice para listar empresas que estejam se destacando em diversidade de gênero e raça no seus grupos de colaboradores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O IDIVERSA B3 possuiu uma metodologia inédita que combina gênero e raça em um mesmo índice. Dessa maneira os investidores terão mais uma alternativa para formar suas carteiras e aplicar recursos em companhias que se diferenciam num critério ligado à agenda ESG", conta Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3.
É o décimo indicador com propósito de impulsionar a agenda ESG. O principal deles é ISE (Índice de Sutentabilidade Empresarial), que também é o mais importante indicador do mercado brasileiro. Há outros, como o ICBIO, que acompanha os créditos de desacarbonização, e o IGPTW, que mostra as melhores empresas para trabalhar.
Base de avaliação
Nesse ano, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) começou a exigir informações como número de funcionários e de integrantes dos órgãos de administração e conselhos das companhias agrupados por gênero e raça. Esses Formulários de Referência (RFe) são a base do IDIVERSA. A primeira carteira do IDIVERSA tem 79 ativos de 75 empresas em 10 setores econômicos.
Veja também: