Cristiano Zanin: advogada acredita que novo ministro terá perfil garantista no STF
Primeiro indicado do presidente Lula ao Supremo tomou posse nesta 5ª feira (3.ago), em Brasília
SBT News
Cristiano Zanin, novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que tomou posse nesta 5ª feira (3.ago), deve ter perfil garantista na corte, acredita a advogada e especialista em direito constitucional Vera Chemim.
Veja a entrevista Vera Chemim à apresentadora do programa Poder Expresso, Isabel Mega (a partir de 24min05segundos):
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a mestre em direito público adminstrativo pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Zanin "terá a preocupação de angariar credibilidade perante a comunidade jurídica e atuar com muita cautela".
"Vai tentar apresentar seus votos de acordo com as normas constitucionais e legais. Vai fazer questão de corroborar, ratificar todas as teses que defendeu e ainda defende quando era advogado do presidente da República. Estou me referindo à defesa dos direitos fundamentais, tese que ele tem afirmado de forma reiterada. Vai incorporar perfil garantista ao STF", diz Chemim sobre Zanin, que entra na vaga deixada por Ricardo Lewandowski, aposentado em abril, e na primeira turma do tribunal.
Sobre a próxima escolha de Lula para o Supremo, Chemim avalia que existem muitas pressões políticas e sociais. "Há pressão em colocar uma pessoa de origem negra, independemente de ser homem ou mulher. Mas há pressão em colocar uma mulher. Acredito que a escolha para substituir Rosa Weber será bastante difícil", completa.
Atual presidente do STF, Rosa Weber se aposenta em outubro.
Leia também: