Publicidade
Brasil

Gripe aviária: Paraná decreta emergência zoossanitária

Medida visa conter a propagação do vírus e proteger a avicultura brasileira

Imagem da noticia Gripe aviária: Paraná decreta emergência zoossanitária
Fachada do ministério da Agricultura e Pecuária
• Atualizado em
Publicidade

O Paraná se tornou o 6º estado brasileiro a decretar emergência sanitária devido ao aumento de casos de aves silvestres contaminadas pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), conhecida como gripe aviária. A medida, com validade de 180 dias, foi tomada nesta 3ª feira (25.jul) após o registro de sete ocorrências da doença no estado desde maio, quando foram detectados os primeiros casos em aves migratórias no Brasil.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Acompanhe todas as notícias sobre gripe

O Ministério da Agricultura e Pecuária, ao detectar a primeira ave silvestre migratória contaminada, declarou emergência zoossanitária em todo o território nacional em 22 de maio. Recentemente, o Governo Federal orientou outros estados a adotarem medidas similares, mesmo em regiões onde ainda não foram registrados focos da gripe aviária.

O objetivo é conter o avanço da doença e evitar que ela afete as aves comerciais, considerando que o Brasil é o principal exportador de carne de frango do mundo, respondendo por aproximadamente 35% do mercado global.

Os outros estados, além do Paraná, que também declararam estado de emergência zoossanitária são: Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia.

Ave contaminada com o vírus da influenza aviária H5N1  | Reprodução/SBT

+ Governo orienta estados a declarem emergência zoossanitária devido à gripe aviária

Desde o início do ano, o Ministério da Agricultura já investigou 1.594 casos suspeitos de gripe aviária, dos quais 353 passaram por análise laboratorial, e 68 foram confirmados. Os casos confirmados foram encontrados ao longo do litoral do país, em uma faixa que se estende do sul da Bahia ao sul do Rio Grande do Sul.

O que é a doença

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, e pode ser transmitida para humanos. As infecções humanas pelo vírus podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato com aves infectadas (vivas ou mortas). Não se deve tocar e nem recolher aves doentes.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade