Prefeito de São Paulo demite secretário após fala negacionista
Antônio Fernando Pinheiro Pedro afirmou que "planeta se salva sozinho". Ele era secretário de Mudanças Climáticas da cidade
Gabriella Furquim
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, demitiu, nesta 5ª feira (13.jul), o secretário de Mudanças Climáticas, Antônio Fernando Pinheiro Pedro. A exoneração ocorreu a pedido do então secretário, após a repercussão de uma fala negacionista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pedro, fez declarações que geraram polêmica durante um fórum sobre tragédias ambientais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele disse que o planeta "se salva sozinho" do aquecimento global e que a temperatura na Terra aumenta devido a fatores de ordem "geológica, cósmica e solar". O evento foi em junho, mas as falas começaram a circular nesta semana na internet.
"O planeta não será salvo por nós. Ninguém salva o planeta Terra. Geralmente, ele se salva sozinho e o faz há 4 bilhões e 300 milhões de anos. E muda o clima em todo esse período. Quando o planeta se salva, ele se livra do que está na superfície. Já o fez várias vezes. Nossa solução é muito pequena. Os fatores são de ordem geológica, cósmica, solar", disse Pinheiro Pedro.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que, "após reunião na tarde de hoje (13) com o prefeito Ricardo Nunes, o secretário Antonio Fernando Pinheiro Pedro será exonerado, a pedido. Tamires Carla de Oliveira, atual chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ocupará o cargo interinamente. A alteração será publicada no Diário Oficial do Município na edição de amanhã (14)"
Confira o vídeo: