Vento a 100km/h, chuva e rios transbordando; os perigos do ciclone no Sul
Até chegar ao Sudeste e ao Centro-oeste, fenômeno perderá força
Além do ciclone extratropical, outra frente fria já está sobre a região Sul. Esse acúmulo de fenômenos tem grandes chances de causar, nesta 5ª feira (13.jul), destelhamentos, deslizamentos de terra e alagamentos, avisa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na fronteira gaúcha, o rio Uruguai está com nível bem acima do normal -- quatro metros a mais até a tarde desta 4ª feira (12.jul). A Defesa Civil está em alerta. A inundação é inevitável já que a chuva não para. A severidade do temporal é mais preocupante na região metropolitana de Porto Alegre e no sul catarinense, com chuva de mais de 100 milímetros, volume comum para julho inteiro, e vento a 100 km/h.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com um pouco menos de força, o temporal também atinge o Paraná. Também terá chuva moderada no sul de Mato Grosso do Sul e fraca no litoral de São Paulo. A capital paulista terá um dia nublado. Chove a noite.
Nas regiões Nordeste e Norte diminui a chuva. Serão pancadas entre o norte da Bahia e a Paraíba e aquela umidade persintente entre Amapá e Roraima.
A Defesa Civil ainda pede atenção para a ressaca do mar entre o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo, com ondas de mais de 4,5 metros de altura.
Temperatura e precipitação
Porto Alegre, RS: 10 a 17°C com 90% de chance de chuva de 50mm
São Paulo, SP: 14 a 25°C com 90% de chance de chuva de 5mm
Campo Grande, MS: 11 a 24°C com 67% de chance de chuva de 10mm
Aracaju, SE: 22 a 28°C com 60% de chance de chuva de 6mm
Belém, PA: 23 a 32°C com 90% de chance de chuva de 10mm
Veja também: