Após possível tornado, Santa Catarina terá ainda mais chuva nesta 4ª feira
Catarinenses e gaúchos estão preocupados com união de influências. Frente fria no oceano e baixa pressão na fronteira
Pablo Valler
Um galpão foi derrubado, uma casa parcialmente destelhada e árvores foram arrancadas do chão pela força do vento na zona rural de Herval d'Oeste, em Santa Catarina. A Defesa Civil analisa se ocorreu um tornado, que é quando o funil alcança o chão a uma velocidade em torno de 500 km/h.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Confirmado ou não, o fenômeno foi violento. Resultado da união de influências na atmosfera. Além daquela frente fria presente sobre a região Sul há três dias, há um sistema de baixa pressão, que são nuvens carregadas, vindo da Argentina. Tanto que, para esta 4ª feira (12.jul), há previsão de mais instabildade.
A meteorologia emitiu sinais de perigo, alerta e atenção. O perigo vale para o Rio Grande do Sul, que terá chuva forte e volumosa e ventos de mais de 100 km/h. O alerta é para Santa Catarina, com chuva volumosa e ventos de de até 60 km/h. O avios de atenção serve para o estado paranaenese.
Na região Norte, o noroeste do Amazonas, Roraima, norte de Belém e o Amapá contiuam com alta umidade. No nordeste, a faixa litorânea entre Paraíba e Sergipe terá chuva, mas em menor quantidade que nos dias anteriores.
O Sudeste, por enquanto, terá apenas ventos fortes. São os primeiros indícios da chegada da frente fria, que chega mesmo na 5ª feira (13.jul).
Temperatura e precipitação
Herval d'Oeste, SC: 18 a 27°C com 90% de chance de chuva de 30mm
Mongaguá, SP: 16 a 31°C sem chance de chuva
Dourados, SP: 22 a 32°C com 90% de chance de chuva de 10mm
Maragogi, AL: 21 a 27°C com 60% de chance de chuva de 4mm
Santarém, PA: 23 a 31°C com 90% de chance de chuva de 5mm
Veja também: