Sul recebe frente fria e tem formação de novo ciclone extratropical
Apesar da sequência de fenômenos de frio e umidade, estação está mais quente que o normal
Pablo Valler
A Terra bateu recorde de temperatura máxima de novo, superando o índice da 2ª feira (03.jul). Nesta 3ª (04.jul), a média mundial foi de 17,18°C. No dia anterior, 17,01°C. As informações são do Noaa, o departamento de meteorologia dos Estados Unidos.
Coincidência ou não, o inverno não está tão rigoroso esse ano no Brasil. Boa parte da região Sul, o Sudeste e o Centro-oeste tem registrado temperaturas, ao menos, 5°C acima da média, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Nesta 5ª feira (06.jul), uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul, que já tem umidade vindo da Amazônia. Há previsão de tempestade, com grande volume de água e ventania no extremo sul gaúcho. Chuva também do sul ao centro do estado.
A umidade do oceano Atlântico continua sendo lançada sobre as regiões Nordeste e Norte. Bastante chuva sobre a costa. Principalmente entre Pernambuco e Paraíba e entre o norte do Pará e Roraima. O volume continua alto no restante da semana.
Até o fim de semana, inclusive, a frente fria chega ao Sudeste. Deve voltar a chover com força e grande volume. Especialmente, mais perto da costa
Temperatura e precipitação
Porto Alegre, RS: 14 a 26°C com 90% de chance de chuva de 4mm
São Paulo, SP: 11 a 25°C sem chance de chuva
Palmas, TO: 19 a 33°C sem chance de chuva
Recife, PE: 24 a 27°C com 90% de chance de chuva de 15mm
Belém, PA: 24 a 31°C com 80% de chance de chuva de 5mm
Veja também: