MEC abre inscrições para segundo semestre do Fies nesta 3ª feira
Candidatos poderão escolher até três opções de curso em instituições privadas
O Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta 3ª feira (4.jul), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2023. O processo deve ser realizado pela página virtual do programa, que, para essa edição, conta com a oferta de 77.867 vagas, em 1.265 instituições privadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter feito uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtendo média mínima de 450 pontos e não zerando na redação. O candidato também deve comprovar renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.
Todas as instituições e opções de vagas disponíveis podem ser consultadas no portal. Para isso, basta clicar no botão "Consultar oferta de vagas", página que exibirá as ofertas disponíveis por estado, município, nome do curso e conceito do curso no MEC. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até três opções de curso em instituições privadas.
+ MEC aumenta teto de financiamento do Fies para cursos de medicina
O Fies é responsável por promover financiamento de cursos em instituições de ensino superior privado por todo o Brasil. Conforme cronograma, a divulgação do resultado dos pré-selecionados é esperada no dia 11 de julho, e aqueles que não conseguirem uma vaga serão incluídos automaticamente na lista de espera.
Confira o cronograma completo:
- Inscrições: de 4 a 7 de julho
- Resultados (pré-selecionados): 11 de julho
- Complementação da inscrição: de 12 a 14 de julho
- Convocação da lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto